Logo Arenales Blog

Anemia em animais: atenção nos cães

05-06-2019 |

Estar fraco, triste e com cansaço pode ser caracterizado por vários motivos, e apesar de na maioria das vezes aparentar ser apenas preguiça, é preciso notar o período que o animal se encontra dessa forma, pois pode significar que seu animalzinho não está bem.

Além de nós, seres humanos, os animais também podem ter anemia. Entretanto, por mais semelhante que essa disfunção possa ser, há dificuldades em perceber os sintomas que afetam o animal muitas vezes passando despercebidas.

Mas afinal, o que é anemia?

Anemia caracteriza-se pela redução no número de hemácias, ou na  deficiência da concentração de hemoglobina, uma substância presente nos glóbulos vermelhos cuja função é o transporte de oxigênio para as células do nosso organismo.

Como perceber a anemia no meu animal doméstico?

Embora que para receber o diagnóstico do quadro clínico do seu animal seja necessária a realização de exames de sangue, o tutor do cão pode perceber alguns sintomas bem comuns em animais com anemia:

  • Gengivas e mucosas pálidas
  • Indisposição
  • Desmaio
  • Perda de pelo e apetite
  • Fadiga
  • Depressão
  • Sangue nas fezes

O que causa anemia em cães

Em suma, é comum relacionarmos a causa da anemia com a carência de ferro na alimentação, entretanto a anemia em cães pode apresentar quatro variações provocadas por distintas causas, são elas:

Vegetais enriquem a dieta diária do seu cão. Veja mais

Em suma, é comum relacionarmos a causa da anemia com a carência de ferro na alimentação, entretanto a anemia em cães pode apresentar quatro variações provocadas por distintas causas, são elas:

Anemia hemorrágica

Ligada a perda de sangue, a anemia hemorrágica pode ser provocada devido a acidentes, cortes, feridas e até mesmo por úlcera ou câncer. E os sintomas podem ser percebidos pela presença de sangue nas fezes ou na urina.

Anemia hemolítica (imunomediada e congênita)

ligada ao sistema imunológico do animal e pode apresentar como imunomediada, no qual ocorre a destruição de células pelo aparecimento de anticorpos e células invasoras, ou como congênita, que surge por meio de uma causa hereditária ou intoxicação.

Anemia aplástica

Sobretudo, pode ser causada por tumores, radiações, infecções, etc no qual a produção de glóbulos vermelhos na medula óssea é interrompida.

Ademais, é preciso ficar atento aos carrapatos, pois doenças transmitidas por este podem destruir as hemácias e ser responsável pela anemia em animais.

Dessa forma, levar o cachorro ao veterinário regularmente é importante tanto para descobrir os tratamentos mais adequados, como  evitar o agravamento de outras possíveis doenças. Esperamos que esse artigo tenha sido útil, até a próxima!

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo