Logo Arenales Blog

Aves Ornamentais e Silvestres & Homeopatia

21-06-2006 |

Porque usar homeopatia na criação de aves ornamentais?

A homeopatia vem sendo aplicada dentro da medicina veterinária há muitos anos, ao qual tem apresentado resultados excelentes, sendo visível na aparência das aves e índice de nascimento, mostrando que elas estão com mais vigor e saúde.

O princípio da homeopatia é enxergar o animal como um todo sustentado pela força vital.

Há uma falsa crença de que o medicamento homeopático é de ação lenta. Na verdade, já está compravo que o tempo de reação do organismo é proprcional ao tempo da afecção, ou seja, se estivermos à frente de um processo agudo que se instalou recentemente, como por exemplo uma diarréia, teremos resposta do medicamento homeopático em poucas horas. Porém, se for uma afecção crônica instalada há muito tempo (meses) e com contaminação do ambiente como por exemplo uma Cacciodiose, a resposta do organismo das aves será mais lenta, pois enquanto não houver uma descontaminação ambiental, não conseguiremos ter um cura da afecção.

Baseado em todas essas informações, o Sr. Valdemir Anastácio Bueno, mais conhecido como “Ligeirinho” iniciou o uso dos produtos homeopáticos da Arenales na criação dos seus canários há cerca de oito meses.

O Sr Valdemir (Ligeirinho) iniciou sua criação de canários em 1995 com 4 casais apenas e hoje tem aproximadamente 1500 canários em seu criatória localizado na região de Diadema/SP.

A média de filhotes que nasciam por ano a partir de 200 casais eram de aproximadamente 1000 filhotes, com um índice de mortalidade de 10% dos filhotes devido a infecções. Hoje, com o uso dos produtos homeopáticos Arenales, a partir de 200 casais tem nascido aproximadamente 1300 filhotes com um baixo índice de mortalidade de apenas 1%.

Antes do uso dos produtos homeopáticos da Arenales, haviam muitos canários que nasciam e apresentavam um processo infeccioso ocular que levava a cegueira. Ocorria também casos de pinta preta. Após a introdução do Manejo Homeoático®, estas patologias estão quase inexistentes!

O Sr Valdemir (Ligeirinho) diz que tudo mudou em seu criatório desde que conheceu a Arenales. Atnes entrava no criatório e haviam muitas aves doentes e isso o deixava muito entristecido e hoje felizmente a realidade é outra: está muito feliz com a saúde e vigor de suas aves.

O custo benefício desta conduta medicamentosa é percebida pelos lucros do aumento da produção em 30%, significando na verdade não uma despesa, pois já havia o custo de mecicamentos de uso veterinário e e agora os medicamentos Arenales. O investimento nos Fatores Arenales®, em 8 meses, representam 2,8% dos lucros oferidos com o aumento de 30% da produção.

O Sr Eliseu Araújo, criador de Pintassilgos da Venezuela, parceiro do Ligeirinho está também muito satisfeito com o uso dos produtos homeopáticos da Arenales. O seu criatório apresentava uma grande infestação de piolhos que debilitava as aves e também incomodava os funcionários. Após o uso dos medicamentos da Arenales, houve um controle significativo da infeestação e uma visível melhora na plumagem e saúde de suas aves. Com 60 dias de uso contínuo de medicação, o resultado estava completamente satisfatório e para manter esse resultado, segue utilizando a medicação.

Importa salientar que toda satisfação e resultados positivos em relação ao uso dos medicamentos homeopáticos Arenales se deve a todo cuidado no manejo do criatório, ou seja, alimentação adequeada, higiene e local apropriado para se criar as aves e principalemnte dedicação e ao uso correto dos medicamentos para que se tenha os resultados esperados, diz Sr Valdemir (Ligeirinho) e Sr Eliseu.

Drª Sandra Yumi Shibata Rosa,
Médica Veterinária Homeopata pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
CRMV-SP 12.192
pet2@arenales.com.br
www.arenales.com.br
Fonte: revista Centro Paulista de Criadores de Canários Frisados – junho/2006

 

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo