Logo Arenales Blog

Cães com dificuldade em urinar

28-05-2020 |

Acho que todos concordamos que ter dificuldade em urinar é algo que traz um desconforto tremendo para qualquer indivíduo, sem contar nos possíveis riscos a saúde que este sintoma pode desencadear. Com nossos peludos não é diferente e por isso é preciso ficar atento a todos os sinais que seu cãozinho possa apresentar, a fim de identificar rapidamente quando ele estiver passando por este tipo de problema.

As dúvidas mais comuns entre os tutores são: Como perceber o problema? Quais as possíveis doenças? Como tratar?

Se estas dúvidas também estão passando pela sua cabeça, continue lendo o nosso conteúdo para entender melhor sobre este assunto e ajudar o seu fofuxo quando for preciso.

Como perceber o problema?

O primeiro passo para identificar se o seu cãozinho não tem urinado como deveria é observá-lo. Observe-o atentamente durante todo o dia e caso perceba que ele não urinou durante este período fique em alerta, pois este é um sinal claro de que seu pet pode estar tendo problemas em fazer xixi.

Alguns cãezinhos podem frequentemente tentar urinar e não conseguir, então fique atento também a este sinal. Se você encontrar o seu peludo constantemente fazendo o movimento que habitualmente faz para urinar (levantar a perna, por exemplo) e não ter sucesso na tentativa, é também sinal de obstrução urinária.

Outro ponto que pode ajudar na identificação, é quando o animal passa a urinar em pequenas quantidades, várias vezes durante o passeio ou durante o dia. Este se torna um alerta, quando o cãozinho não tinha este hábito e passa a ter repentinamente. O mesmo vale quando o pet apresenta dor ao urinar, latindo ou gemendo durante o processo.

Quais as possíveis doenças?

Quando o cãozinho apresenta dificuldade em urinar, pode ser um sintoma de algumas doenças, dentre elas Cálculos Renais. Isso mesmo, não somos só nós que corremos o risco de sofrer com pedras nos rins, nossos cãezinhos também podem ser surpreendidos por esta doença que pode ser desencadeada tanto por predisposição genética, como também por alimentação incorreta ou desidratação.

Outro problema em que aparece a dificuldade em urinar é a Infecção no Trato Urinário.

Insuficiência Renal, é outra doença que pode parar a produção de urina no animal, prejudicando seriamente a saúde do peludo. A insuficiência renal aguda em cães pode ser desencadeada por intensas desidratações, problemas no coração, infecções e a presença de parasitas.

Como tratar?

Para identificar o tratamento ideal é preciso saber corretamente qual doença que o animal apresenta, em qual estágio ela se encontra, qual o perfil do animal, dentre outros fatores que precisam ser analisados, portanto, o mais indicado é que o tutor, ao perceber o sintoma, leve seu cãozinho imediatamente a um médico veterinário.

Se este conteúdo te ajudou, continue acompanhando nosso blog e aprendendo ainda mais sobre o mundo pet!

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo