HOMEOPATIA ANIMAL
HOMEOPATIA VETERINÁRIA

Como as aves respiram?

como as aves respiram - sistema respiratorio das aves

Levanta a mão se você já tentou cantar o trecho de uma música por um tempo prolongado, mas precisou fazer várias pausas para recuperar o fôlego. Dependendo da empolgação do trecho musical, não tem pulmão que aguente, não é mesmo? Dá até aquela invejinha boa dos pássaros que emitem aqueles maravilhosos cantos sem precisarem de tantas pausas respiratórias.  

Por falar nisso, como será que eles conseguem aguentar tanto tempo cantando sem interrupções?

Ficou curioso? Então vem com a gente e conheça um pouquinho desse “mistério” de como as aves respiram!

Afinal, como as aves respiram?

Para começar, é importante entendermos que o sistema respiratório desses serezinhos funciona de forma diferente dos mamíferos, facilitando algumas atividades características deles.

Eles têm pulmões? Sim, eles têm! Mas além deste órgão, diferentemente de nós, eles contam com um auxílio essencial chamado de sacos aéreos. São por essas estruturas, ligadas aos pulmões, que os pássaros respiram, tendo uma boa quantidade de ar ventilado para esse órgão durante o processo de inspiração e expiração.

São graças a esses sacos aéreos que as aves contam com um fluxo contínuo de ar cheio de oxigênio e ainda ficam mais leves, tendo seu peso corporal diminuído, facilitando seus altos voos.

5 dicas de cuidados com pássaro que você precisa saber

Outra fato curioso e incrível, é que essas estruturas são capazes de comportar um volume de gás 10 vezes maior que nos pulmões.

Mas se você acha que as responsabilidades dos sacos aéreos acabam por aqui, está muito enganado! Além de tudo o que já citamos, eles também contribuem mantendo estável a temperatura corporal das aves, principalmente quando há um alto gasto de energia, como nos voos.

E como as aves cantam por tanto tempo?

Aí você pode chegar à seguinte conclusão, com tanto ar guardado fica mais fácil cantar por mais tempo sem interrupções, certo? Você está quase lá, mas na verdade a siringe é a real responsável por as aves conseguirem respirar e cantar ao mesmo tempo.

Você está quase lá, mas na verdade a siringe é a real responsável por as aves conseguirem respirar e cantar ao mesmo tempo.

Ela é uma estrutura, do sistema respiratório, que comporta as cordas vocais que, por sua vez, vibram durante a expiração e inspiração do ar. Produzindo os encantadores e longos cantos dos pássaros.

Fantástico não? Dá até vontade de ser um pássaro. Porém, se você tem o prazer de ter esses bichinhos como pet, saiba que o sistema respiratório deles são muito sensíveis e exigem uma atenção maior de seus donos, pois as doenças respiratórias são as mais comuns em aves domésticas.

Em caso de infecções respiratórias você pode contar com o FATOR INFECÇÕES AVES® e o FATOR INFECÇÕES AVES ORNAMENTAIS® da Arenales Homeopatianimal. Porém, lembre-se sempre de consultar um médico veterinário para uma orientação mais específica e personalizada para o seu pet.

Infecções respiratórias em Aves: pássaro com dificuldade de respirar

E aí, gostou dessas curiosidades sobre as aves? Então fique ligado aqui no nosso blog e fique por dentro dos encantos do mundo animal.

12.09.2019

Postado em Aves

Dê dua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.