Como está a caderneta de vacinação do seu pet?

carteira de vacinacao pet

“É só uma picadinha, nem vai doer nada”. Quem aí gostava de tomar vacina quando era criança? Ninguém, né? Para os peludinhos, esse também não é um dos momentos mais agradáveis, mas a gente sabe que tudo é para o bem deles. Afinal, quem ama, imuniza e previne os pets das mais diversas doenças infecciosas, garantindo a saúde e bem-estar.

Vida longa, saudável e feliz

Os animais também precisam fortalecer o sistema imunológico, por isso a vacinação é indicada como método de proteção eficaz, responsável por livrar o seu amiguinho de quatro patas de uma série de doenças perigosas. No caso dos cães, as mais comuns são: Leptospirose, Parvovirose, Hepatite infecciosa, Cinomose, Coronavírus, Parainfluenza e Raiva, já nos felinos a Panleucopenia, Rinotraqueite, Raiva, Calcivirose e Leucemia Felina ocorrem com frequência.

Vacinar também é cuidar da saúde do seu filhote e das pessoas que convivem com ele, isso porque existem algumas enfermidades que são transmitidas dos animais para nós, humanos (zoonoses).

Exemplos de zoonoses

  • Raiva: Uma das maiores preocupações para saúde pública, cuja infecção ocorre por meio da saliva dos animais. A doença é caracterizada como encefalite progressiva e aguda, ou seja, uma inflamação localizada no cérebro com taxa de mortalidade de 100%, tanto nos animais como nos homens.
  • Leishmaniose: Doença infecciosa causada por protozoários parasitas do gênero leishmania e transmitida pela picada do mosquito palha, provocando feridas na pele e outros sintomas como: febre alta, dor e inchaço abdominal.

Orientação

A primeira vacinação canina deve ocorrer após os 45 dias de vida, mas antes é essencial que o dog seja examinado por um médico veterinário qualificado, pois caso ele esteja com alguma doença, a dose anti cinomose não terá efeito. Depois de ser avaliado, o veterinário poderá realizar a aplicação corretamente.

Já o calendário de vacinação dos felinos tem início após os 60 dias de vida, com a 1ª dose da polivalente V3 ou V4.

Outra dica importante é evitar o banho dos pets no mesmo dia da vacinação, isso pode diminuir a imunidade deixando-os mais sensíveis. Então, nada de chuveiro, ok?

Efeitos

Alguns animais podem ainda apresentar reações após a aplicação da vacina como: febre, apatia e ausência de apetite. Nesta situação, o ideal é deixar o filhote em observação e manter a calma.

Pratique a guarda responsável, um ato de amor pode prolongar a vida do seu fofucho, por isso lembre-se de deixar a caderneta de vacinação sempre atualizada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *