Logo Arenales Blog

Doenças nos cascos de Equinos

10-12-2018 |

cascos
Uma das partes mais importantes do organismo de um Equino são os cascos. Eles sustentam o peso e o deslocamento do cavalo, cabendo então, um maior cuidado quanto a sua saúde e durabilidade.

Para tanto, cuidar desde cedo do seu animal ajuda a evitar gastos maiores futuramente, uma vez que, quando a doença no casco complica, acaba prejudicando a vida do equino fazendo com que ele se afaste das atividades de lazer. Assim, é importante vistas periódicas nos cascos, afim de evitar uma série de problemas.

Como ocasionam os problemas nos cascos?

Geralmente a falta de manutenção ou o casqueamento, como dito anteriormente, faz com que algo de anormal com o casco passe despercebido. Ademais, o excesso de umidade e sujeira prejudica os cascos, assim como a falta de hidratação. Logo, vale ressaltar a importância de manter um equilíbrio evitando que o Equino fique em lugares muito úmidos ou secos. Pois, o ressecamento faz com que o casco perca a flexibilidade e capacidade de amortecer.

Uma boa dica é investir em baldes de água e fazer com que o animal molhe a pata pelo menos uma vez por dia, cerca de 15 minutos. Isso já é suficiente para manter o casco dos equinos hidratados.

Problemas comuns em cascos:

Rachadura: Fazer com que o animal ande em regiões irregulares sem o uso correto das ferraduras, faz com que surjam rachaduras nos cascos. Por isso evite que ele se desloque em locais inapropriados fazendo também a correta manutenção

Sapinho: Se você não quer que o casco do seu cavalo apodreça, evite que ele esteja exposto em lugares sujos e ambientes úmidos, uma vez que, o sapinho é causado por bactérias que causam um forte odor. Por isso mantenha seu animal em pisos limpos.

Laminite: Ter uma alimentação balanceada e evitar produtos alérgicos, ajuda evitar o aquecimento do casco. Em casos mais graves, a Laminite faz com que ocorra a separação da parede do casco do resto do pé. Portanto é bom ter um cuidado e prevenir essa doença, logo que os sintomas nem sempre são visíveis a olho nu.

Abscessos: Resultam geralmente de um machucado na parte macia do pé do cavalo, ou oriunda de alguma picada que cause dor no animal. Assim, quando for fazer a limpeza diária é importante reparar em sinais desse tipo de ferida.

O FATOR CASCO® é elaborado de acordo com as Normas da Farmacopéia Homeopática, as quais são estritamente seguidas pelo Laboratório Veterinário Homeopático Fauna & Flora Arenales, não apresentando risco de intoxicação para a pessoa que irá manipulá-lo e nem para os animais que entrarão em contato com o produto.

O FATOR CASCO possui como veículo sacarose, contendo medicamentos homeopáticos derivados de vegetais.

fator_casco

Desse modo, se você preza por cuidados com seu animal faça inspeções periódicas e contribua diariamente para a saúde do seu Equino.

A loja Arenales possui medicamentos que te ajudam a tratar e prevenir doenças em Equinos.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo