Logo Arenales Blog

Doenças oculares em cães

08-01-2019 |

Mesmo seu cachorro sendo filhote, é importante leva-lo a um veterinário para saber se ele tem tendência a futuras doenças oculares, como o glaucoma, a catarata ou outra inflamação. Aliás, assim como nós humanos, os cãezinhos também possuem disposição a desenvolver esses tipos de doenças. Portanto, exames periódicos com um Oftalmologista Veterinário é fundamental para se prevenir o quanto antes.

Embora possa parecer simples, existem doenças oftalmológicas que se não tratada com frequência pode piorar. Por isso vamos te ajudar a ficar atento quanto alguns sinais que o seu pet pode apresentar, a fim de evitar que problemas futuros surjam.

Dica para o dono:

Todo dono ama demais o seu cãozinho, portanto, é imprescindível ter em mente que a falta de higiene com o pet e a exposição de machucados, pode ajudar a desenvolver uma troca de bactérias que vem a promover doenças oculares, assim como ocorre em humanos.

Sintomas de doenças oculares:

Percebeu que seu cachorro anda muito incomodado com os olhos ou apresenta algum comportamento mais impaciente? Fique em alerta, pois pode ser sinal de um mal maior.

  • Coça os olhos com frequência;
  • Inflamação nos olhos;
  • Lacrimeja;
  • Sensibilidade à luz;
  • Olhos avermelhados;
  • Esbarra em objetos da casa ou por onde anda;
  • Mudança na cor dos olhos.

Esses são alguns dos sintomas anormais que seu cachorro pode apontar. Para tanto, para obter um tratamento adequado, é necessário um diagnóstico precoce da doença. Dessa forma, não deixe que sinais passam despercebidos para que não seja tarde demais.

Doenças mais comuns:

Conjuntivite: Diferente do que acontece em nós humanos, a conjuntivite não é passada para o próximo. Então fique despreocupado se você acha que por causa de um cachorro os dois terão essa doença, haja vista, ela não é contagiosa. Acontece que a conjuntivite é causada muitas vezes por ações climáticas e poluição.

Sintomas: Olhos vermelhos; secreção esverdeada; pálpebras superiores inflamadas acompanhadas de lacrimejamento.

Catarata: Uma das principais razões que causam a cegueira em cães, a catarata apresenta os primeiros sintomas com uma mancha branca nos olhos provocando opacidade na íris dos cães. É importante tratá-la o quanto antes, caso contrário é possível que o seu pet tenha a visão obstruída por completo.

O cristalino opaco dos olhos pode ser retirado em cirurgia. Caso seu cãozinho apresente diabetes ou recentemente levou uma pancada no olho, é imprescindível que você fique em alerta quanto ao surgimento da catarata.

Glaucoma: Hipertensão ocular, como é comumente conhecida, ocorre quando há um aumento da pressão sanguínea no olho, sendo manifestada após uma inflamação ocular. Como também, a cor dos olhos se torna azul com o passar do desenvolvimento da doença.

Apesar de não existir cura, com um diagnóstico precoce é possível que ela seja controlada com colírios que devem ser tomados durante toda a vida.

Na Arenales Homeopatianimal® você encontra os melhores produtos para prevenção, tratamento e diversos problemas com seus bichinhos. FATOR OCCULUM® é mais um medicamento homeopático com a qualidade Arenales. É indicado como medicamento homeopático complementar para conjuntivites, glaucoma, cataratas, paresias, nistagmos, alteração na acomodação pupilar e úlcera de córnea em cães e gatos.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo