Giardíase em Gatos – O que é e como tratar

A giardíase é uma doença provocada pelo protozoário Giardia spp. Esse protozoário habita naturalmente o trato intestinal dos seres humanos e da maioria dos animais domésticos.

Essa doença é considerada uma zoonose e por isso precisa ter uma atenção especial no manuseio das fezes, limpeza do ambiente e das mãos.

A giardíase em gatos tem caráter grave em filhotes e gatos jovens, pois se observa uma forte desidratação, letargia e perda de apetite. Os filhotes podem apresentar casos de diarréia aguda logo após a infecção. Em gatos adultos, os casos de diarréia acontecem, porém em curta duração, intermitentes e crônicos.

Vale a pena ressaltar que a maioria dos animais que apresentam cistos da Giárdia são assintomáticos, ou seja, não apresentam manifestações clínicas da doença.

giardise em gatos

Como é transmitida a Giardíase?

Essa doença é transmitida através do contato oral-fecal, ou seja, o gato infectado teve contato com os cistos que estavam presentes nas fezes de outro animal.

O contato com água, objetos e alimentos infectados também transmitem a doença. Gatos mais jovens ou com alguma deficiência imunitária podem apresentar maiores chances de contrair a giardíase.

Formas de prevenção

Higiene do ambiente onde os gatos vivem. Os cistos da giárdia são muito sensíveis ao ressecamento e à maioria dos produtos desinfetantes. O FATOR DIPROTO ZOO® da Arenales Homeopatianimal, também pode ser fornecido de forma preventiva.

Como tratar o gato infectado por giardíase?

O tratamento deve ser prescrito a todos os animais do ambiente, pois gatos assintomáticos podem liberar os cistos da giárdia e infectar o ambiente. O prognóstico de cura dessa doença é satisfatório, desde que os cistos não permaneçam no ambiente, o que causaria a reinfecção dos animais.

Na Arenales Homeopatianimal você encontra o FATOR DIPROTO ZOO®, um medicamento homeopático complementar que auxilia no tratamento da giardíase. Esse medicamento atua na diminuição da proliferação celular do parasita, promovendo a descontaminação do ambiente.

Lembrando sempre, que os animais devem ser sempre acompanhados e orientados por um (a) Médico (a) Veterinário (a).

Leave a comment

14 Comments

  1. Eliza Ramalho

     /  27 de julho de 2017

    Estou confusa, peguei quatro gatos na rua ,e descobri que meus gatos estão com essa enfermidade giardia…. o que fazer porquê dois estão doentes

    Responder
    • Suellenn Bittencourt

       /  1 de dezembro de 2017

      Eliza, o correto é você levar seus gatinhos para uma consulta em um (a) médico (a) veterinário (a) de confiança. Comente sobre o tratamento com o FATOR GIARZOO

      Responder
  2. Minha gata ests amamentanto e esta com diarreia fez tratamento a 3meses atras contra giarde mas agora esta amamentando esta com diarreia nova mente com saguinho

    Responder
  3. Vera Lúcia

     /  21 de setembro de 2017

    Não consegui curar minha gata da giardia peço ajuda

    Responder
  4. Silvana Mussatto

     /  6 de outubro de 2017

    Olá ,tenho uma gata da raça Maine coon e ela está com esta doença Giárdia,vais fazer 1 ano que a ganhei e estou tratando há alguns meses .Dou a ração da Royal Canim Gstro intestinal mas as fezes ainda estão moles e com cheiro ruim ela já foi tratada com antibiótico então gostaria de perguntar será que tem algum outro remédio ou floral que ajude a curar mais rápido ?Aguardo resposta .
    Grata
    Silvana

    Responder
  5. ROSANGELA SILVA

     /  24 de outubro de 2017

    ESTAVA TRATANDO MINHA GATINHA DA GIARDIA, MAS, AGORA PARECE QUE AINDA ESTA COM O MESMO PROBLEMA, O QUE EU FAÇO, EU TENHO MAIS SEIS GATOS.

    Responder
  6. Ellen

     /  5 de dezembro de 2017

    Meu gatinho tem 3 meses e desde que peguei ele esta com diarreiae depois ficou cambalenado. Ja levei no veterinário ele fez exames de sangue, o veterinário informou que ele tava com uma infecção mas não sabia onde e nem qual. Passou 2 medicamentos “Fosfato sódico de prednisolona e Giardicid. Ele parou de cambalear mas não melhorou da diarreia, ja dei também remédio para verme e carbovet (com esse diminui a quantidade e ficou mais escuro e durinho as fezes mas logo dps voltou tudo dnv). As fezes dele começa na cor marrom e no final sai branco. Não tenho condições de ficar fazendo exames, não sei mais o que fazer com ele. Ele come normalmente e brinca muito.

    Responder
  7. Ellen

     /  5 de janeiro de 2018

    Meu gatinho tem 3 meses e desde que peguei ele esta com diarreia depois ficou cambalenado. Ja levei no veterinário ele fez exames de sangue e fezes o veterinário informou que ele tava com giardia. Passou 2 medicamentos “Fosfato sódico de prednisolona e Giardicid. Ele parou de cambalear mas não melhorou da diarreia, ja dei também remédio vermevet e carbovet com esses melhorou por uns dias mas voltou novamente. Ele come normalmente e brinca muito. Mas não consigo matar a doença… O que fazer???

    Responder
  8. Rosane Utida

     /  17 de janeiro de 2018

    Minha gata segundo o vet esta com pancreatite porém nos exames constou giardia, tomou injeções de antibiótico e continua com antibiótico, gostaria de um medicamento eficaz, o que pode ser dado para giardia?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *