HOMEOPATIA ANIMAL
HOMEOPATIA VETERINÁRIA

Giardíase em Gatos – O que é e como tratar

A giardíase é uma doença provocada pelo protozoário Giardia spp. Esse protozoário habita naturalmente o trato intestinal dos seres humanos e da maioria dos animais domésticos.

Essa doença é considerada uma zoonose e por isso precisa ter uma atenção especial no manuseio das fezes, limpeza do ambiente e das mãos.

A giardíase em gatos tem caráter grave em filhotes e gatos jovens, pois se observa uma forte desidratação, letargia e perda de apetite. Os filhotes podem apresentar casos de diarréia aguda logo após a infecção. Em gatos adultos, os casos de diarréia acontecem, porém em curta duração, intermitentes e crônicos.

Vale a pena ressaltar que a maioria dos animais que apresentam cistos da Giárdia são assintomáticos, ou seja, não apresentam manifestações clínicas da doença.

giardise em gatos

Como é transmitida a Giardíase?

Essa doença é transmitida através do contato oral-fecal, ou seja, o gato infectado teve contato com os cistos que estavam presentes nas fezes de outro animal.

O contato com água, objetos e alimentos infectados também transmitem a doença. Gatos mais jovens ou com alguma deficiência imunitária podem apresentar maiores chances de contrair a giardíase.

Formas de prevenção

Higiene do ambiente onde os gatos vivem. Os cistos da giárdia são muito sensíveis ao ressecamento e à maioria dos produtos desinfetantes. O FATOR DIPROTO ZOO® da Arenales Homeopatianimal, também pode ser fornecido de forma preventiva.

Como tratar o gato infectado por giardíase?

O tratamento deve ser prescrito a todos os animais do ambiente, pois gatos assintomáticos podem liberar os cistos da giárdia e infectar o ambiente. O prognóstico de cura dessa doença é satisfatório, desde que os cistos não permaneçam no ambiente, o que causaria a reinfecção dos animais.

Na Arenales Homeopatianimal você encontra o FATOR DIPROTO ZOO®, um medicamento homeopático complementar que auxilia no tratamento da giardíase. Esse medicamento atua na diminuição da proliferação celular do parasita, promovendo a descontaminação do ambiente.

Lembrando sempre, que os animais devem ser sempre acompanhados e orientados por um (a) Médico (a) Veterinário (a).

21.10.2016

Postado em Gatos

Comentários

  1. Eliza Ramalho disse:

    Estou confusa, peguei quatro gatos na rua ,e descobri que meus gatos estão com essa enfermidade giardia…. o que fazer porquê dois estão doentes

    1. Suellenn Bittencourt disse:

      Eliza, o correto é você levar seus gatinhos para uma consulta em um (a) médico (a) veterinário (a) de confiança. Comente sobre o tratamento com o FATOR GIARZOO

  2. Minha gata ests amamentanto e esta com diarreia fez tratamento a 3meses atras contra giarde mas agora esta amamentando esta com diarreia nova mente com saguinho

    1. Suellenn Bittencourt disse:

      Fernanda, entre em contato com nosso depto. técnico através do info@arenales.com.br

  3. Vera Lúcia disse:

    Não consegui curar minha gata da giardia peço ajuda

    1. Suellenn Bittencourt disse:

      Vera,
      entre em contato com nosso depto. técnico através do info@arenales.com.br

  4. Silvana Mussatto disse:

    Olá ,tenho uma gata da raça Maine coon e ela está com esta doença Giárdia,vais fazer 1 ano que a ganhei e estou tratando há alguns meses .Dou a ração da Royal Canim Gstro intestinal mas as fezes ainda estão moles e com cheiro ruim ela já foi tratada com antibiótico então gostaria de perguntar será que tem algum outro remédio ou floral que ajude a curar mais rápido ?Aguardo resposta .
    Grata
    Silvana

    1. Suellenn Bittencourt disse:

      Silvana, entre em contato com nosso depto. técnico através do info@arenales.com.br

  5. ROSANGELA SILVA disse:

    ESTAVA TRATANDO MINHA GATINHA DA GIARDIA, MAS, AGORA PARECE QUE AINDA ESTA COM O MESMO PROBLEMA, O QUE EU FAÇO, EU TENHO MAIS SEIS GATOS.

    1. Suellenn Bittencourt disse:

      Rosangela, entre em contato com nosso depto. técnico através do info@arenales.com.br

  6. Ellen disse:

    Meu gatinho tem 3 meses e desde que peguei ele esta com diarreiae depois ficou cambalenado. Ja levei no veterinário ele fez exames de sangue, o veterinário informou que ele tava com uma infecção mas não sabia onde e nem qual. Passou 2 medicamentos “Fosfato sódico de prednisolona e Giardicid. Ele parou de cambalear mas não melhorou da diarreia, ja dei também remédio para verme e carbovet (com esse diminui a quantidade e ficou mais escuro e durinho as fezes mas logo dps voltou tudo dnv). As fezes dele começa na cor marrom e no final sai branco. Não tenho condições de ficar fazendo exames, não sei mais o que fazer com ele. Ele come normalmente e brinca muito.

    1. Arenales disse:

      Ellen, entre em contato com nosso depto. técnico através do info@arenales.com.br

    2. Helida disse:

      Compra um pó chamado Diarretron. Leia e då confirme a bula. Eh bom p diarréia.

    3. Ângela disse:

      Meu gatinho tacômetro o mesmo diagnóstico como vc resolveu o seu gatinho está bem????

  7. Ellen disse:

    Meu gatinho tem 3 meses e desde que peguei ele esta com diarreia depois ficou cambalenado. Ja levei no veterinário ele fez exames de sangue e fezes o veterinário informou que ele tava com giardia. Passou 2 medicamentos “Fosfato sódico de prednisolona e Giardicid. Ele parou de cambalear mas não melhorou da diarreia, ja dei também remédio vermevet e carbovet com esses melhorou por uns dias mas voltou novamente. Ele come normalmente e brinca muito. Mas não consigo matar a doença… O que fazer???

  8. Rosane Utida disse:

    Minha gata segundo o vet esta com pancreatite porém nos exames constou giardia, tomou injeções de antibiótico e continua com antibiótico, gostaria de um medicamento eficaz, o que pode ser dado para giardia?

  9. Ana paula disse:

    Oi…
    Acabei de adotar um gatinho de 1 anos é 3 meses c9m guardiã estou tentando com antibantibiótico e a veterinária pediu isolamento do animal por 10 dias, pois moro em apartamento e além de ter uma gatinha tenho uma nenê de 2 anos. Deixei ele em.uma pequena área, mas está muito estressado. Realmente é esse o tempo de isolamento?

    Já agradeço a atenção

    Ana Paula

  10. Irani santos disse:

    Há vinte dias resgatei um gatinho da rua. Veterinário disse ter três meses. Fiz exame fiv/felv deram negativos, só que ele está com diarreia profunda. Veterinário diz ser giardia. Tomou giardicid suspensão por sete dias e nada adiantou. O que pode ser. Além dele, tenho mais três gatas em casa. Tenho que medica-las também.

  11. Benedita castilho Bertassi disse:

    Estou com uma gatinha que recolhi da rua. Ela tem mais ou menis três meses, foi diagnosticada com giárdia. Esta fazendo o tratamento. Mas tenho mais sete gatos. Devo tratar-los. E gostaria de saber que produto posso usar para lavar o quintal e as caixas de areia?

  12. Paulo Cesar disse:

    Oi,peço ajuda tbm,poís já perdi uma gata c/ essa doença,a irmã dela tbm tem a doença.
    Já tratamos c antibioticos,giardicid e outros até metronidazol direto na veia,já teve vários momentos de melhora,mas agora não tem jeito,a diarréia continua!Já observei que o excesso de antibioticos estão causando intoxicação,ela fica cambaliando.
    Quais outras opcões de medicamento posso ter??

  13. Iara disse:

    Bom dia ,Rosa é mimha gata n de raça sempre mt saudavel mas começou atacar o q ficava a vista p comer,level ao vet fez exames tudo ok mas agora 1mes vem tendo diarreia foi prescrito predisim e ela respondeu bem mas c 10dias passamos p 1/2 comp e dai p um quarto ela n responde mais voltamos p 1comp e n melhora ! Raçao sempre foi a esterelized da Royal agora estou c a hipoalergenica e sopa de legumes c peixe dou probiotico e nada melhora ! Vou fazer exame das fezes e ultrasom abdominal p comparar c o q ja foi feito mo inicio qdo fala em linfonodos aumentados ao longo do intestino grosso ! Vet quer fazer biopsia ! N sei o q fazer ! Uma luz

  14. Luciana Maia disse:

    Boa noite, estou desesperada. Meu gatinho de 2 meses está internado há 3 dias com suspeita de giardia e eles falam que se eu o pegar ele pode desidratar. Quero tratar urgente com tratamento homeopatico, pois tenho outro gato em casa.

  15. elizabeth disse:

    Gostaria de comprar o medicamento para controle da giardia Como devo proceder?

  16. Andrea disse:

    Qual medicamento e eficaz no tratamento da Giardíase?

  17. Leticia disse:

    Meu gatinho tem e meses e defecou cm um pouco de sangue, é a primeira vez q aconteceu. Pode ser giardia?

  18. Elisangela disse:

    Eu me chamo Elisangela Tenho Uma Gatinha Ela ta Com o problema de giardia ela tem 6
    meses ela faz cocô mole com cor de gelatina branca e um pouco de sangue.

  19. Débora disse:

    Olá, apareceu em.minha casa uma gatinha machucada atraz da orelha e acuada. Botei para dentro de casa quando me dei conta esta pingando infecção pela vagina e com diarreia. Levei ao veterinario que medicou com antibiotico e fez uma cirurgia. Estava com gatinhos mortos dentro do utero( mumificação fetal). Ficou internada por uma semana, hoje deu alta e esta bem. A Veterinaria me indicou fazer tratamento para geardia que começou hoje na clinica e vai terminar o tratamento em casa. Só que agora depois que comeu e comeu bem…tomou agua. Levei a caixa de areia…fiquei nervosa pq as fezes dela estão praticamente uma agua Diarreia mesmo. Isso é normal?.
    Grata pela atenção. Preciso de uma resposta meio urgente pois a veterinaria dela viajou final.de semana. 😭

  20. Débora disse:

    Preciso de uma resposta o mais urgente possivel porque tenho um pequeno com 6 meses que hoje começaram a conviver juntos. A Gatinha é adulta. Socorroooo….

  21. Gisele disse:

    Oi!!! Minha gata está com guardiã, e comprei um medicamento…. giardicid. Dei por uma semana 1/2 ml por peso dela… mas ela ainda ñ consegue segurar o cocô…. esta mais firme mas ela ainda ñ consegue segurar… será q é pq ela fica se lambendo? Tenho q colocar fraldinha ou dar outro medicamento?

  22. Rayla disse:

    Meu gato está vomitando nada para no estômago dele vomita água pura e está emagrecendo e fraco tem só dois dias e estava com diarréia o que eu Fasso 😫

  23. Homero Barros disse:

    Meu gato é um persa ,está com giárdia, fez-se moles e diarréias, já deu vermífugo e não melhora . Estou muito preocupado, pois parece crônico. Estou muito preocupado!!!!

  24. Elza disse:

    Minha gata apresentou uma diarreia líquida sem parar. Peça um pedido ao médico para fazer exame de fezes e vai acusar. Minha gata tem a giardia no exame.Agora volto ao ver para o antibiótico.E melhor fazer o exame e não ficar dando remédio que não vai ajudar

  25. Luzia disse:

    Após o início do tratamento contra a giardia lambria em felinos quantos dias começa a melhorar dos sintomas?

  26. Rafael disse:

    Nossa filhote está com diarreia aguda, quase que pingando fezes líquidas… mas ela tá normal com comida, bebida e brincando…começamos meio comprimido a cada 12 horas… o que será que ela tem pq o exame de fezes dela não deu nada…agradeço alguma orientação..

  27. Handa disse:

    Minha gatinha veio assim,e agora minha gata adulta tá assim TB,a gatinha fais coco só molee e com rastro de sangue.nao sei Oque fazer meu marido não quer que fique com ela.

  28. Maria Isabel Bruschi disse:

    Meu gato e portador de fiv e felv faz 2 amos que faço de tudo tem diarreia continua remédios prednisona 5mg ultrafer 100 MG floratil 100 MG quando está muito ruim chemitril alimentação peito de frango desfiado com abóbora é só o que quer comer alguma coisa de sache as vezes aceita filé de tilapia cru. Faço de tudo parei até de pagar meu carro. Chego a ter pesadelos. Ele come muito mas está seco no lugar da água deixo soro caseiro…. aceito idéias

    1. Arenales disse:

      Olá Maria, tudo bem?
      Entre em contato com nosso departamento técnico e comercial para que nossos veterinários possam te orientar (18)99818-2957

  29. Silvia Regina disse:

    Bom dia minha gata está emagrecendo muito rápido não apresenta diarreia mas está letárgico magra e cm dores abdominais já foi feito vários exames de sangue o fígado baço rins normais mas não está comendo faz xixi normal pode ser giárdia as fezes qdo faz não estão dura pois quase não tá comentários raco

    1. Arenales disse:

      Olá Silvia, tudo bem?
      Verifique com o veterinário que atende sua gata a possibilidade de fazer um tratamento com o Fator Diprotozoo da Arenales. Qualquer dúvida entre em contato com nosso departamento técnico e comercial pelo Whats App (18)99818-2957

      Link do Fator Diprotozoo > http://loja.arenales.com.br/pt/fator-diproto-zoor.html

Dê dua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.