Logo Arenales Blog

Ovinos com verminose são tratados com homeopatia veterinária

05-10-2018 |

A verminose é uma das principais dificuldades de quem cria ovinos e caprinos. Ela desestimula a produção no campo de forma que os animais deixam de se alimentar, além de afetar a digestão e absorção de nutrientes.

Os animais afetados pela doença não tem eficiência reprodutiva, ou seja, a produtividade do rebanho é reduzida. Em muitos casos a verminose leva o animal a morte.

O produtor Lisandro Contini de Lindoia do Sul (SC), conta que assim como os outros produtores, sempre sofreu com este problema. “Para tentar controlar a doença, aplicava vermífugo até cinco vezes ao ano. Mesmo assim tinha perda de animais que ficavam debilitados com a verminose e intoxicados com tantos vermífugos químicos”.

Insatisfeito com isso ele começou o tratamento com homeopatia veterinária. “Primeiro me deu curiosidade de saber se o produto teria efeito positivo e segundo pela facilidade de aplicação, já que é só misturar na alimentação dos animais”.

Conforme Lisandro, a homeopatia deu um resultado acima do esperado. “Os animais depois dos primeiros dias do tratamento começaram a expelir a verminose, dava pra ver nas fezes”.

De acordo com o médico veterinário Guilherme Lesche, a homeopatia veterinária deve entrar inicialmente como um complemento para tratar a verminose. “O produtor deve manter a vermifugação convencional das cabras e ovelhas por seis meses, a partir do início deste programa e dos animais jovens por um ano. Este procedimento é importante, pois o objetivo é o controle dos vermes nas pastagens. E somente o uso contínuo do Fator Homeopático determina a redução da ovopostura e consequente redução na reinfestação.

O médico veterinário também orienta que é importante acompanhar o processo de redução das verminoses realizando exames de fezes a cada 60 dias. “A vermifugação convencional deve ser interrompida quando o profissional (médico veterinário) que acompanha os animais permitir. O mesmo vale para o controle da Fasciolose e Coccidiose (Eimeriose).

Guilherme Lesche diz que gradativamente o combate químico vai sendo espaçado. “A homeopatia veterinária também ajuda no controle de bernes, piolhos e moscas domésticas”.

O produtor Lisandro Contini diz que atualmente faz o controle químico duas vezes por ano. “E o principal de tudo isso é que parei de perder animais por causa de verminose”.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo