Todos os cães descendem de lobos ou de tipos caninos primitivos. Mas uma pesquisa feita através de análise de DNA procurou encontrar as raças que mais se aproximam dos seus ancestrais.
O estudo em questão incluiu 414 cães de 85 raças diferentes e os resultados pode ser surpreendentes. O site National Geographic (EUA) traz mais informações sobre o assunto, mas nós separamos algumas delas para você!
De todas as raças chinesas, o chow chow é o que mais se aproxima de seus ancestrais selvagens. Apesar de ainda ser bem diferente, a raça é geneticamente ancestral, e considerada uma das mais antigas ainda existentes. Eles possuem um temperamento um pouco primitivo, e são usados como guardas há mais de 150 anos a.C.
Essa grande raça do Norte foi desenvolvida para puxar os carrinhos do trenó, função utilizada até os dias de hoje. Com essa aparência, não é surpreendente descobrir que estes cães nativos do Alasca estão estritamente relacionados com os lobos.
O basenji é um cão de pequeno à médio porte da África. Em congruência com outros cães selvagens e lobos, o Basenji é conhecido por, praticamente, uivar em vez de latir. Geneticamente, a raça é considerada antiga e intimamente ligada aos seus ancestrais.
O lhasa apso é conhecido por ser um cão de guarda entre os mosteiros budistas na sua terra natal, o Tibete. Os investigadores acreditam que se originou há cerca de 4 mil anos atrás, e sua composição genética prova que isso é verdade. Apesar de sua aparência, essa é uma das raças mais intimamente ligada aos lobos.
O shiba inu é uma das menores raças japonesas e é ainda uma das mais antigas. Era originalmente usado para a caça de coelhos e pássaros, mas hoje se tornou um cão de família. Os testes de DNA mostraram que é uma das mais antigas ainda vivas.
O akita inu é muitas vezes considerado a versão maior do shiba inu, e é um cão de guarda japonês. É uma raça muito antiga e geneticamente bastante similiar com seus ancestrais selvagens.
Essa é uma raça bastante próxima dos seus ancestrais. Seu temperamento é social, mas ainda um pouco primitivo. Em sua terra natal ainda é usado para puxar trenós e pastoreio de renas.
Esta raça é proveniente do Norte da Sibéria, e sua aparência já garante sua relação com os lobos. Graças ao husky, muitas tribos nômades conseguiram sobreviver no ambiente frio e hostil do norte da Rússia.
Esse cachorrinho vem da China, e apesar de sua aparência e temperamento, é uma das raças que menos divergem dos seus ancestrais. Tem sido adorado por membros do Palácio Imperial Chinês por séculos.
O saluki é considerado como uma das raças domesticadas mais antigas, e é nativo do Oriente Médio. Geneticamente, é muito estritamente relacionado com os lobos.
(Fonte: Site Clube Para Cachorros)