Distribuidores, vendedores e supervisores da Arenales Homeopatianimal participaram da Convenção da empresa realizada no auditório de um hotel em Presidente Prudente-SP. Durante o evento, todos puderam conhecer quais são as novidades da Arenales que se mantém como pioneira na fabricação de medicamentos homeopáticos veterinários.
Segundo o médico veterinário e gerente nacional de vendas da Arenales, André Vinicius de Oliveira, todos os anos esses encontros são realizados para atualizarmos os parceiros quanto aos novos trabalhos científicos realizados pela empresa, mostrando os resultados e eficácia dos medicamentos, além de discutir questões de manejo quanto a aplicação da homeopatia em animais de produção. “Nesta Convenção falamos sobre a atuação da Arenales em todo o território nacional, além dos países vizinhos onde a homeopatia também tem sido usada como recurso, para tratar doenças que os remédios químicos não conseguem curar”, esclarece.
Na 17º Edição do evento destinado a equipe técnica da Arenales Homeopatianimal, os participantes puderam saber o porquê a empresa é a única do segmento a ter Carência Zero. Isso significa que, de acordo com o gerente nacional, os Fatores Arenales não deixam resíduos na carne, leite e ovos. “Nós temos esse oficio concedido pelo Mapa, (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), o que atesta que nossos Fatores se enquadram na produção orgânica”.
No evento, também palestrou a diretora geral da empresa, Maria do Carmo Arenales, esclarecendo os conceitos sobre a homeopatia e o uso adequado nos mais diversos animais. Outro palestrante foi o médico veterinário e supervisor da região Sul do país, Guilherme Lesche Marques, que explicou o uso dos Fatores Infecções e M&P, em gado leiteiro. “Os Fatores Arenales são muito viáveis em relação ao controle de Infecções e também da mastite, que anualmente, quando não tratada, gera gastos excessivos aos produtores, e nosso objetivo é reduzir custos, fazendo o animal produzir leite de qualidade”, explica.
No fim do dia, também foi dada uma palestra sobre vendas, com a participação do consultor empresarial Gustavo Huber.
35 anos de pesquisas
A Arenales Homeopatianimal completa neste ano, 35 anos de pesquisas. Tudo começou na década de 80 quando a precursora da homeopatia veterinária no país, Maria do Carmo Arenales começou estudar os conceitos da homeopatia do alemão Samuel Hahnemann, criador da terapêutica no mundo. A lei do semelhante atraiu a então médica veterinária, bióloga, engenheira agrônoma, e jornalista dona da primeira empresa do mundo especializada em homeopatia para animais. “Achava os tratamentos convencionais da época muito ineficazes e senti a necessidade de buscar outras formas de tratamento, foi ai que descobri os estudos de Samuel Hahnemann”, lembra ela.
De acordo com Maria do Carmo Arenales, a aplicação da homeopatia em animais, não era usada como alternativa para tratar as doenças na época, então foi um grande desafio descobrir como eles poderiam ser curados de doenças com base em um medicamento natural e que não gera resistência no organismo.
Desde quando começaram as pesquisas, inicialmente em animais domésticos, Maria do Carmo viu que a terapêutica gerava resultados muito expressivos, mesmo em casos ditos como não curáveis. “Lembro-me que donos de animais chegavam ao consultório desenganados e sem acreditar que o bicho iria sobreviver, e depois de dias do cão sendo tratado, apresentava melhora e na maioria dos casos de patologias, a cura”.
Já no fim da década de 90, foi que a pesquisadora conseguiu formular medicamentos específicos as mais diferentes espécies animais. “Vi que funcionou em bichos de pequeno porte, então parti para pesquisas em animais de grande porte. E por meio de estudos junto a universidades conceituadas do país, pudemos provar que a homeopatia também poderia ajudar animais de produção, e consequentemente trazer resultados fantásticos aos produtores, que antes, tinham que usar os tratamentos convencionais”.
Depois de muitos anos de pesquisas e trabalhos científicos, foi que Maria do Carmo Arenales conseguiu autorização junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, para produzir medicamentos em escala industrial em 1998. A empresa começou distribuir os Fatores Homeopáticos em todo o Brasil no ano 2000, quando foi construído o laboratório em Presidente Prudente-SP.
“Hoje nós temos o privilégio de termos uma linha completa com mais de 100 medicamentos, para todas as espécies animais”. Esclarece ela.
Confira fotos dos melhores momentos da 17ª Convenção da Arenales.