Quando um animal vive em um ambiente que possui a presença de carrapatos, pode estar sujeito a ter a doença do carrapato.
Sobretudo, essa doença infecciosa é causada por um hemoparasita, sendo que o vetor de transmissão é o carrapato.
Aliás, ele se alimenta do sangue do animal e a doença do carrapato pode ser manifestada de duas formas, ou pela bactéria Erhliquia, ou pelo protozoário Babesia canis.
Como perceber que meu filhote tem a doença do carrapato?
É necessário entender o universo de cada agente infeccioso. Caso sua cachorra esteja prenha e já tenha a doença do carrapato, pode ser que os filhotes também venham ter a doença.
Homeopatia veterinária previne carrapatos em clima quente e úmido. Confira!
Isso se deve ao fato de que se o animal foi infectado pelo protozoário, a infecção pode ser transmitida de forma indireta.
Isso ocorre porque na Babesiose, os microorganismos replicam-se e atacam os glóbulos vermelhos. Assim, tanto por transfusão sanguínea ou pela placenta, os filhos estão sujeitos a contrair a doença do carrapato.
Você consegue perceber que seu filhote está com a doença do carrapato por meio de alterações de comportamento e humor, alguns sinais incluem:
- Falta de apetite
- Febre
- Dor e rigidez
- Hematomas
- Anemia
- Sangramento nasal (Epistaxe)
Dicas de como acabar com a doença do carrapato do meu filhote
Se o seu filhote contraiu a doença do carrapato seja de forma indireta ou não, é aconselhável que você o leve ao veterinário com urgência.
Ademais, o profissional saberá te informar o tratamento mais adequado ao seu animal: tomar medicamentos específicos ou até mesmo realizar uma transfusão de sangue.
Ainda, é interessante seguir algumas orientações para evitar a doença do carrapato. A dica ideal seria manter distância desses ectoparasitas.
Assim, procure higienizar o ambiente que seu filhote costuma brincar.
Além disso, procure sempre conferir o pelo dele após o contato com outros animais ou ambientes desconhecidos.
Controle os carrapatos com o FATOR ECTO CÃO®.
Dessa forma, conclui-se que um ambiente bem limpo e um bom cuidado com o filhote garante a segurança contra a doença do carrapato.
Esperamos que esse artigo tenha sido útil. Até a próxima!