A articulação permite a união entre dois ossos, possibilitando o movimento de todos os seres. Quando nós, humanos, temos a repetição de certo movimento é comum sentirmos dores nas juntas; isso também pode acontecer com os cavalos, principalmente quando estão em época de treinamento, ocasionando um desgaste e uma inflamação dos equinos. Com isso, pode ser desenvolvida a artrite em cavalos.
Por isso, animais de grande porte precisam de cuidados constantes com a saúde para não comprometer sua qualidade de vida. A artrite, quando não tratada de forma adequada, pode evoluir para outras patologias mais graves. Já a artrose em cavalos implica a degeneração crônica articular.
Quais são os sintomas da artrite em cavalos?
Os primeiros sintomas são visíveis no comportamento do animal, por isso é sempre importante prestar atenção no comportamento que o bicho demonstra, principalmente os equinos atletas.
Além disso, os sintomas podem acompanhar dores, rigidez, limitação de movimentos e deformações nas articulações.
Se durante os treinos o cavalo perder o ritmo que costuma ter normalmente, nos casos de dores, eles tendem a ficar agressivos, começam a mancar e apresentam perda de musculatura. Outros sinais que podem surgir:
- Inchaço ao redor das articulações
- Arrastamento das patas da frente ou manqueira
- Comportamento agressivo
- Desânimo
- Perda de musculatura
Como prevenir a artrite e a artrose nos cavalos?
A principal prevenção de doenças em todos os tipos de animais é a visita regular ao médico veterinário, assim ele consegue acompanhar o desenvolvimento do equino e oferecer complementos que podem proporcionar mais saúde, força e prevenir futuras patologias, como a homeopatia animal com o Fator Diartro®.
Para os tutores de cavalos que treinam diariamente, é importante não sobrecarregá-los com atividades intensas ou com cargas muito pesadas. Vez ou outra, intercale uma atividade que possa fortalecer a musculatura.
Os equinos também devem ter uma dieta balanceada?
Sem dúvidas, uma boa alimentação faz parte de uma vida saudável para todos. Existem dietas desenhadas para melhorar a função articular que necessitam um aporte equilibrado de fibra e minerais, assim como uma alimentação baixa em gordura.
Assim é possível melhorar a vida desportiva do animal, selecionando suplementos e vitaminas que ajudem à prevenção da artrose.
Pensando na prevenção, o tutor do bicho pode procurar um consultório e verificar se o uso da homeopatia veterinária pode ser eficaz. Para isso, conte com a Arenales Homeopatia e procure o Fator Diartro® que age em artrite, artrose e outros problemas.
Use Arenales e veja a diferença na qualidade de vida!