Visando a manutenção do equilíbrio e controle da infestação de carrapatos, produtores rurais estão buscando cada vez mais alternativas. Uma das formas encontradas e que tem gerado ótimos resultados é a homeopatia, pois vem demonstrando eficácia no controle de doenças parasitárias e infecciosas uma vez que age no animal como um todo, prevenindo a infestação dos indesejados carrapatos.
A Fazenda Santa Helena Nelore Água Bela, localizada na cidade de Talismã – Tocantins, que possui uma criação de aproximadamente 1.200 cabeças de gado PO, foi uma das que agregaram a homeopatia no manejo. Segundo o gerente da Fazenda Marconi Machado Pereira, antes eles só utilizavam medicamentos convencionais e para o controle de carrapatos faziam pulverizações, sendo possível notarem que nos primeiros dias os carrapatos sumiam, mas depois de alguns dias a infestação voltava com ainda mais força.
Em busca de uma alternativa, Marconi resolveu utilizar o FATOR C&MC® medicamento homeopático complementar para o controle de carrapatos, moscas de chifre, moscas domésticas, bernes e vermes, fabricado pelo Laboratório Veterinário Homeopático Fauna & Flora Arenales.
Os carrapatos além de causar desconforto no animal, também transmitem a Tristeza Parasitária Bovina (TPB). A TPB é causada por protozoários do gênero Babesia e Rickettsias do gênero Anaplasma. A transmissão ocorre pelo carrapato contaminado por estes agentes (Babesia e Anaplasma). Estes agentes parasitam o sangue dos animais, podendo causar febre, anemia, hemoglobinúria (urina com sangue), e perda do apetite, fazendo com que o animal emagreça. Os parasitas do sangue agem de forma maléfica destruindo as células vermelhas causando hemorragias quase que imperceptíveis, mas se não for detectado a tempo o animal é prejudicado podendo chegar à morte.
Segundo o médico veterinário supervisor técnico da Arenales do estado de Tocantins, Hander Antônio Oliveira, o tratamento homeopático preventivo, proporciona mais vitalidade ao animal e deveria ser sempre a primeira opção de tratamento, por não deixar resíduos na carne e nem na pessoa que manipula o medicamento.
“Os remédios homeopáticos são extremamente eficazes, pois eles seguem rigorosamente as normas da Farmacopéia Homeopática e são fabricados de forma nanotecnológica”, afirma a Diretora do Laboratório Arenales, Maria do Carmo Arenales.
“Depois de inserir no sal mineral o FATOR C&MC®, foi feito à prova dos 13, onde foi comprovado que os medicamentos homeopáticos realmente funcionam e controlam os carrapatos. Hoje a propriedade tem uma produção sustentável sem grandes infestações de carrapatos e um manejo muito melhor, sendo que facilitou muito até mesmo para os peões que antes tinham de ficar realizando as pulverizações”, afirma Marconi.