Uma das preocupações dos piscicultores é o estresse em peixes, devido às grandes ações de manejo em que eles são submetidos. A piscicultura é uma prática crescente em todo Brasil, e para garantir o retorno favorável do investimento é necessário obter informações sobre o manejo e de como evitar situações de estresse em peixes a fim de amenizar situações que prejudiquem esse cultivo.
Em situações de estresse, ocorre liberação em excesso do hormônio cortisol, o que provoca depressão do sistema imunológico tornando os peixes susceptíveis a doenças infecciosas. Desequilíbrios na alimentação, qualidade da água e manejo são os principais causadores do estresse em peixes.
Fatores estressantes
- Qualidade da água: Há uma variação da qualidade da água em relação à saúde de acordo com a espécie. Porém, existe um consenso com relação aos parâmetros de qualidade necessários para garantir uma qualidade de vida aos peixes.
- Práticas de cultivo: a captura, intensidade da luz e transporte. O transporte dos peixes é uma das operações mais delicadas do cultivo. Devido a grande importância do transporte de peixes vivos para a piscicultura, essa prática tem sido muito estudada para reduzir o estresse.
- Alimentação: O conhecimento das necessidades nutricionais das espécies é muito importante para evitar situações de estresse pela falta de nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.
Homeopatia para peixes funciona? Saiba mais!
Como evitar situações de estresse em peixes
Dentre as principais práticas para evitar o estresse em peixes, recomenda-se uma suplementação alimentar composta por Vitamina C e Cromo.
A falta de vitamina C pode causar letargia, anorexia, perda das escamas e deformações ósseas. O cromo por sua vez atua no metabolismo da glicose, diminuindo por fim o estresse.
Na Arenales você encontra FATOR ESTRESSE AQUICULTURA, medicamento homeopático complementar que age reduzindo a liberação de cortisol, diminuindo assim os níveis de estresse no cultivo e manejo de peixes.