O Laboratório de Homeopatia Animal Fauna e Flora Arenales, de Presidente Prudente, firmou ontem com a cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis (Cooperlix) uma parceria inédita na cidade. Pelo contrato assinado, a empresa disponibilizará, a partir de 5 de junho, um espaço em suas próprias dependências para que moradores dos conjuntos habitacionais Mario Amato e Ana Jacinta, jardins Santa Fé e Prudentino, Residencial Monte Carlo e adjacentes entreguem materiais recicláveis limpos e óleo usado, os quais serão encaminhados à cooperativa. Do projeto, intitulado Reciclar é tudo, também farão parte alunos do Sesi do Mario Amato, que serão engajados na coleta de recicláveis.
Conforme a coordenadora da ação social da Arenales, Sirley Maykelle Pacito da Silva, a empresa já recicla materiais usados no empreendimento e decidiu, recentemente, expandir essa ação para a comunidade no entorno. “Queremos envolver os moradores e outras empresas da redondeza para intensificar a separação de materiais e a reciclagem dos mesmos”. Para tanto, a empresa receberá todo sábado, a partir do dia 5 de junho, das 10h às 11h30 todo produto reciclável que estiver limpo e óleo já usado. Na sequência, a Cooperlix buscará o que for arrecadado.
Com relação à ação na escola, Silva expõe que ainda será definido um dia para a empresa buscar o que os alunos recolherem. “Queremos, com tudo isso, que mais pessoas se sensibilizem e entrem nessa atividade por um meio ambiente preservado”. A assessora técnica da coleta seletiva, Milena Lozano, que participou da cerimônia de assinatura na tarde de ontem, diz que por ser algo inédito não há como saber qual será a adesão das pessoas e quanto de material será coletado. Ela acrescenta que a cooperativa ficou entusiasmada com a proposta da empresa e espera que essa iniciativa sirva de exemplo para outros empreendimentos da cidade.
Assinaram o contrato quatro conselheiros que cuidam da gestão de ações sociais e a presidente da cooperativa, Eva de Assis dos Santos.