No dia 9 de julho de 2010 foram homenageados ex-combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932, ocorrido no governo de Getúlio Vargas há exatos 78 anos atrás.
A Prefeitura Municipal de Presidente Prudente promoveu em frente a praça que leva a nomenclatura a data, uma solenidade para lembrar a eclosão do movimento cívico-militar.
Apesar de nenhum ex-combatente prudentino estar vivo, filhos, parentes e amigos, foram homenageados. Autoridades estiveram presentes, entre elas o prefeito Milton Carlos de Mello (PTB).
Segundo a Polícia Militar, cerca de 250 pessoas acompanharam as comemorações que reuniu integrantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Grupo de Escoteiros e componentes do Coral dos Servidores Municipal e Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior (CPI – 8).
O prefeito Milton Carlos de Mello ressaltou a importância da cerimônia. “No meu tempo de estudante não era passado à importância que tem essa data de 9 de Julho. A crianças de hoje não sabem sobre ela, cabe a todos nós manter viva essa história e resgatar esse civismo.
Durante a cerimônia, o prefeito destacou ainda a importância de manter vivo o resgate histórico acerca da data no município. “As crianças de hoje não sabem sobre o 9 de julho. Cabe a nós, autoridades municipais, civis e militares, preservar esse fato histórico e resgatar esse civismo. Lembrar daqueles que passaram e não somente deixaram sua marca, mas como doaram sua vida para o bem do Estado e do município”, disse o prefeito.
No final houve queima de fogos.