Com a expectativa de comprovar cientificamente a utilização dos fatores homeopáticos , o Laboratório Arenales por meio da diretora , Maria do Carmo Arenales, apresentou durante o 26º Congresso Mundial de Buiatria diversas pesquisas sobre a utilização da homeopatia veterinária.
Através dos trabalhos científicos realizados por pesquisadores brasileiros autônomos e das instituições Apta (Agência Paulista de tecnologia dos Agronegócios) da cidade de Colina (SP) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Presidente Prudente (SP), o Laboratório Arenales apresentou aos mais de 2 mil participantes do congresso os resultados obtidos com a utilização dos Fatores Homeopáticos.
As pesquisas apresentadas foram com base nos estudos sobre a utilização dos Fatores C&MC®, para o controle e prevenção de bernes, moscas de chifres e carrapatos, Fator M&P® para o controle da Mastite, e Fator Hepa-Foto® para o controle de intoxicações alimentares causadas pela ingestão das ervas de rato.
Na conclusão dos experimentos foram constatados resultados expressivos quanto a qualidade do couro do animal tratado.O couro apresenta sua estrutura consideravelmente superior, com relação aos couros bovinos quando não tratados com Fator C&MC®.
Na pesquisa sobre o controle da babesiose houve uma minimização drástica na sintomatologia de babesiose,com relação ao grupo controle e também na infestação dos carrapatos e consequentemente os animais ganharam mais peso. No trabalho sobre o controle das intoxicações causadas pelas ervas, foi obtida uma diminuição da mortalidade com um índice superior a 90%,utilizando o Fator Hepafoto®. Já na experimentação sobre a mastite, foi controlado o alto nível da CCS (Contagem de Células Somáticas) com o Fator M&P®.