Logo Arenales Blog

Do pioneirismo à referência mundial em homeopatia veterinária

21-03-2011 |

Do pioneirismo à referência mundial em homeopatia veterinária

Criado para minimizar os impactos causados pelos agrotóxicos e medicamentos químicos nas propriedades rurais, lares e até mesmo nas pisciculturas, o Laboratório Veterinário Homeopático Fauna e Flora Arenales, localizado em Presidente Prudente, é o primeiro do País a fabricar medicamentos dessa natureza para animais de pequeno e grande porte.

E esse pioneirismo se tornou também sinônimo de crescimento e credibilidade. O laboratório Arenales iniciou atividades em 2000, com três funcionários em uma área de 310 m². Hoje, a empresa filiada ao Ciesp de Prudente ocupa mais de 4.000 m² de área construída, com capacidade para produzir até 1 milhão de doses mensais de medicamentos.
Que fatores explicam essa multiplicação em apenas uma década? Adepta da medicina homeopática desde 1980, a fundadora e atual diretora geral da instituição, Maria do Carmo Arenales, conta como conseguiu quebrar tabus e comprovar a eficiência dos medicamentos fabricados segundo a ciência de Hahnemann (1755-1843).

“Empregamos recursos terapêuticos sem que seja necessário utilizar remédios alopáticos [químicos], que prejudicam tanto o ser tratado como também a natureza”, explica.
Hoje, no País, mais de 50 mil clientes usam produtos homeopáticos fabricados pela empresa. Um público ainda em crescimento, na opinião da veterinária homeopata, que é também engenheira agrônoma e bióloga.

“Os remédios são uma tendência irreversível de mercado, mas, por enquanto, eles vêm sendo usados por uma fatia mais esclarecida da população, que busca produtos diferenciados para o controle de resíduos e resistência aos agentes causadores de patologias. Com a utilização, além de ser obtida uma redução no impacto ambiental, diminuem também os custos do tratamento”, sublinha Maria do Carmo.

O carro-chefe na lista de remédios Arenales são aqueles destinados aos animais de produção. “Quem utiliza os fatores homeopáticos garante a sustentabilidade no campo, tanto nas pequenas quanto nas grandes propriedades rurais”, destaca a empresária.

PESQUISAS E RECONHECIMENTO

O pioneirismo do laboratório Arenales não está apenas na produção, mas também na pesquisa. Os 30 anos de desenvolvimento de novas tecnologias trouxeram conhecimentos e resultados cada vez mais expressivos, que foram agregados ao patrimônio científico da empresa.

“A principal preocupação de um laboratório como este, que utiliza métodos não convencionais, está em demonstrar a eficácia terapêutica dos medicamentos e em comprovar os resultados, por meio de trabalhos científicos”, reforça a homeopata.

A credibilidade alcançada pelo laboratório está retratada no reconhecimento do mercado e nas diversas premiações que a empresa recebeu nos últimos anos.

“Os prêmios recebidos valorizam o potencial da organização, mas a maior conquista, sem dúvida, é a confiança dos nossos clientes. Recentemente fomos agraciados com uma menção honrosa, conferida pelo Ciesp, pela participação vitoriosa no Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho”, assinala Maria do Carmo.

Outra conquista recente, segundo a engenheira e bióloga, é a presença do laboratório Arenales no Livro dos Recordes Brasileiro, como a primeira indústria a fabricar medicamentos homeopáticos, com a mais ampla linha de produtos, e também como a maior empresa do setor.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O diferencial competitivo do Arenales não se restringe aos prêmios alcançados ou às conquistas de mercado e tecnológicas. Na empresa, a responsabilidade social, mais do que uma prática, é um compromisso que envolve um público especial: crianças e colaboradores.

O laboratório desenvolve trabalho social no atendimento a creches e instituições que atendem crianças na cidade. Em 2011, a ação social que sempre foi realizada pelos colaboradores ganhou local adequado para ampliar as atividades – a Fundação Arenales.

“Esse trabalho foi tomando uma proporção que jamais imaginaríamos. Neste momento temos a felicidade de contar com um espaço físico especialmente para exercer a nossa responsabilidade social”, ressalta Maria do Carmo.

A meta de crescer 20% ao ano vem sendo cumprida. Entretanto, há muito trabalho para ser feito, admite a fundadora da companhia.

“Só ficaremos satisfeitos quando a homeopatia for reconhecida universalmente como ciência médica e deixar de ser intitulada como medicina alternativa. E para isso, trabalhamos fortemente na construção de uma empresa cada vez mais sólida. Penso no laboratório desenvolvendo atividades, fabricando medicamentos e sendo reconhecido como líder no mercado nos próximos 500 anos”, finaliza.

FONTE: AI/CIESP

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo