Logo Arenales Blog

Técnicas Inovadoras para o bem-estar animal através da homeopatia.

03-02-2015 |

dasdasdasdasdasdfvsadffsdafasdfasdfsdafsadfsadf

Programa Bom dia Campo 26/01/15 – Canal Rural – Apresentador Yassir Chediak e Dra Maria do Carmo Arenales

No dia 26 de Janeiro, a diretora e médica veterinária homeopata da Arenales Homoepatianimal, esteve no programa Bom dia Campo, no Canal Rural, entrevistada pelo apresentador Yassir Chediak. O tema da entrevista, foi sobre as técnicas da homeopatia aplicada ao bem-estar animal, como modelo de inovação e sustentabilidade no manejo à campo.  Maria do Carmo fala sobre o que é a homeopatia, da sustentabilidade oferecida pelos produtos homeopáticos no campo, dúvidas na introdução da homeopatia em propriedades rurais, homeopatia no manejo orgânico e também do tratamento com homeopatia de doenças como mastite e mamite. Confira!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

YASSIR CHEDIAK – Bom dia Maria do Carmo.

DRA MARIA DO CARMO –Bom dia, que bom estar aqui com você.

YASSIR CHEDIAK – Muito obrigado! Eu queria começar com uma pergunta que eu acho que vai responder muita gente, que tem dúvida, o que é a homeopatia?

DRA MARIA DO CARMO – É uma medicina, que surgia há mais de 200 anos na Alemanha pelo médico Samuel Hahnemann, e depois foi adaptada aos animais, e ela desmaterializa o princípio ativo. Nós fazemos exatamente ao contrário, diluindo e dinamizado o princípio ativo. Dessa maneira, não temos resíduos nos nossos medicamentos, tanto que no produto, a gente tem escrito que tem carência zero. Podemos medicar bovinos, aves, suínos e peixes. A Carência Zero, significa que ao abater ou retirar o leite, ovos, podemos consumir logo em seguida.

YASSIR CHEDIAK – Isso também faz parte de um produto, de um processo sustentável, certo?

DRA MARIA DO CARMO – Sim. Absolutamente sustentável, tanto na produção dos produtos quanto nos resíduos, o nosso impacto ambiental é mínimo. E não precisamos reciclar os pacotes, como os de produtos químicos são reciclados, por não deixar resíduos no ambiente. Inclusive quando administramos os produtos para ecto e endo parasitos, carrapatos, mosca dos chifres e a famosa agora, mosca do canavial, mosca da fruta, a Stomoxys-calcitrans, que é a mosca dos estábulos. Os produtores naturais, eles começam a voltar para o ambiente e ajudam ao controle desses parasitos. Importante pensarmos em controle e não erradicação, isso não existe no planeta.

Buscamos o equilíbrio entre produção e a infestação baixíssima, para que o animal esteja equilibrado para manifestar a sua máxima produção, e a sua máxima genética.

YASSIR CHEDIAK – O que o produtor precisa fazer para introduzir o medicamento? Existe algum processo de estudo? Uma pessoa que não sabe nada, por exemplo, sou um produtor de Minas Gerais, lá de Capelinha, não entende muita coisa sobre homeopatia, mas quero aprender. O que precisa?

DRA MARIA DO CARMO – Na verdade, os nossos produtos, são produtos que tem uma prestação de serviços agregado. Então, nós sempre estaremos com médicos veterinários, com técnicos, com pessoas que são treinadas para o acompanhamento da introdução na propriedade.

Os produtos sempre são administrados via oral, essa é outra grande facilidade. Pois veja bem, não é o animal que vai até o produto para ser administrado, pelo contrário, os produtos, os Fatores Homeopáticos, eles vão até os animais. De que forma? Através da alimentação, ou seja, do sal mineral que os animais tem que receber, essa suplementação diariamente. Ou no gado de leite, através da mescla, mistura que eles recebem diariamente.

Então temos que saber exatamente o quanto que esses animais recebem diariamente e nós vamos administrar a quantidade certa, misturando, e eles recebem a quantidade certe diariamente, sistematicamente o ano inteiro. E desta forma vamos reduzindo a infestação ambiental.

Enfim, então a gente vê essa manifestação, e vamos reduzindo gradativamente, retirando gradativamente o químico, para que não haja uma interferência na produção. Não se pode parar rapidamente com o químico, mas vamos retirando aos poucos.

No gado de corte, essa retirada é muito mais rápida. No gado de leite, é um pouco mais lento, mas a gente consegue, através dos produtos, limpar a pastagem, porque esse é o nosso objetivo.

YASSIR CHEDIAK – Quando tem um produtor de leite que trabalha com o leite orgânico, a homeopatia nesse caso é indicado precisamente?

DRA MARIA DO CARMO – Exatamente, porque é a forma mais tranquila, objetiva e temos muitos trabalhos da eficácia dos produtos, através de universidades federais, estações de pesquisas, a própria APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), aqui no estado de São Paulo, universidades de Minas gerais como a de Lavras, universidades do Paraná, que os produtos funcionam. Então isso já está testado e comprovado a décadas. Então é realmente a forma mais fácil e eficaz, inclusive nas normativas é indicado.

YASSIR CHEDIAK – Uma vaca com mastite, por exemplo, qual o procedimento através da homeopatia?

DRA MARIA DO CARMO – Nós temos um medicamento específico, um dos Fatores específicos para mastite. Então a gente indica que se use em todo o plantel o medicamento, para que vá reduzindo gradativamente a CCS. Que inclusive os nossos medicamentos, eles vão fazer com que reduza a CCS, e o produtor ganha uma bonificação do laticínio, enfim, da cooperativa. Isso é comprovado, a gente mostra em uma planilha de custos.

Nessa redução, com a CCS alta, ela reduz a produção do leite, gradativamente há um aumento da produção do leite, isso é comprovação cientifica que a gente tem. Com isso a infestação, a infecção crônica da mastite vai reduzindo. Um animal ou outro, o mesmo Fator Homeopático, para se controlar a mamite crônica, nós usamos numa dose maior, mais vezes ao dia, de três a quatro vezes ao dia, a gente introduz na ordenha uma dose de duas colheres de sopa, que seria entre 50 a 100 gramas na boca deste animal, para reduzir e resolver rapidamente essa mamite. Dessa forma, mesmo este leite, não está infectado, você não tem que perder este leite.

YASSIR CHEDIAK – Maria do Carmo, agradeço sua entrevista. Depois vou entrar no site, achei muito interessante este trabalho

DRA MARIA DO CARMO – Estamos à disposição.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo