Dois vereadores, além dos seus respectivos assessores de Presidente Prudente-SP, vieram até a Arenales Homeopatianimal para conhecer o Programa de Conservação e Reuso da Água. Na ocasião, os representantes do Poder Legislativo souberam quais são as ações que a empresa desenvolve desde quando foi criada em 1998. De acordo com o vereador José Geraldo de Souza, o objetivo da visita foi saber como as ações corporativas da empresa ajudam a preservar este recurso fundamental para a sobrevivência humana.
“Nós pudemos ver que a construção do prédio foi muito bem pensada para que a água não seja desperdiçada”, afirmou ele.
O vereador José Carlos Roberto também fez parte da visita e disse que a intenção, foi ver de perto como funciona o reuso para que a Arenales Homeopatianimal seja tida como exemplo para outras empresas, e prédios públicos da cidade. “Temos um requerimento na câmara que trata sobre esse assunto e nossa intenção é propor ao Poder Executivo, ações de incentivo fiscal as instituições que fazem a conservação e o reuso de água”, pontuou.
Uma Audiência Pública foi marcada pelos vereadores para o dia 24 de abril, com a presença de ambientalistas, pesquisadores, produtores rurais, representantes de empresas além da sociedade civil, para debater sobre o assunto e dessa forma evitar que a crise hídrica vivida em muitos municípios do país atinja a maior cidade da região oeste do estado de São Paulo.
Conforme o gerente administrativo da Arenales Homeopatianimal, Silmar Francisco Solera, a empresa vai participar do evento para falar como foram empregadas as práticas de reuso e quais são os números de economia quanto ao que seria desperdiçado de água. [em breve os detalhes sobre a Audiência estarão no nosso site]
Durante a visita, a diretora geral da Arenales Homeopatianimal, Maria do Carmo Arenales, contou aos vereadores o porquê resolveu aplicar métodos de reuso de água, mesmo quando nem se falava em crise hídrica. “Sempre tive esse pensamento de ser sustentável, e não poderia deixar de pensar no nosso bem mais precioso que é a água. Sempre penso á frente para que as futuras gerações não sofram”, disse ela.
Ações de Conversão e Reuso de Água da Arenales:
Reuso de água – no setor onde são esterilizados os materiais utilizados no Laboratório da Arenales, há um destilador que capta a água corrente para produzir água destilada. Através de um sistema de reutilização, o equipamento que necessita de 60 litros de água encanada, para se fazer 1 litro de água destilada, é reaproveitado 59 litros do liquido, o que normalmente iria para o ralo. Com este empreendimento, são aproveitados por mês cerca de 3.600 litros de água.
Aproveitamento de água pluvial – as águas da chuva são armazenadas em reservatórios para seu posterior aproveitamento, diminuindo assim o consumo de Água tratada. Todo os recursos armazenados são utilizados para irrigação dos jardins, lavagem das áreas externas, entre outras utilidades.
Treinamento de Colaboradores – todos os colaboradores passam constantemente por treinamentos para aprimorar a qualidade no processo industrial, visando à diminuição no consumo de energia e consequentemente desperdício de água. Ao ser inserido ao corpo de profissionais da empresa, os colaboradores passam por treinamentos, onde são destacadas a importância de economizar os recursos naturais através da utilização correta dos equipamentos. Constantemente à Arenales promove ciclos de palestras e treinamentos aos profissionais já inseridos, para ressaltar os valores da conservação e utilização correta da água. O nome deste projeto foi intitulado de Programa Educação Continuada.
Alertas de Conscientização – na empresa todas as torneiras são colados um alerta sobre a utilização correta da água e a importância de conservar o recurso.
Fabricação de Medicamentos Homeopáticos aos Peixes – com resultados expressivos nas pisciculturas e aquários de todo o país, através da utilização de medicamentos homeopáticos aos peixes, além de estar tratando as mais variadas patologias, o medicamento aplicado não libera toxinas ou deixa resíduos no ambiente onde os aquáticos estão. Dessa forma, a água não é contaminada e os peixes também não liberam organismos que possam prejudicar e/ou alterar o pH (Potencial Hidrogeônico) do ambiente. Contudo, a água é conservada de acordo com os padrões naturais.