A pulga é o parasita mais comum nos animais de estimação, elas são pequenas, marrons e sem asas. A fêmea da pulga deposita seus ovos no animal e, como não se fixam, acabam caindo no ambiente onde apenas dependem da temperatura e da umidade para eclodirem em larvas, num período de até 10 dias. Estas se aprofundam nos carpetes, cobertores e frestas de pisos, onde se alimentam de restos orgânicos e fezes de pulgas adultas.
Em 5 a 11 dias formam um casulo onde ocorre a forma de pupa. A 27ºC e 80% de umidade ambiental, podem se transformar em pulgas adultas em apenas 5 dias. Isso só acontece se houver animais ou pessoas no ambiente; caso não haja as pulgas podem permanecer no casulo por até 140 dias. O ciclo de vida se completa em 3 a 4 semanas e as pulgas vivem no animal por mais de 100 dias. A partir do quarto dia se alimentando do sangue do animal, cada fêmea produz em média, 20 ovos por dia durante 21 dias. Se o ciclo não for interrompido, a infestação no animal torna-se extremamente incômoda e danosa à sua saúde pois altera o estado emocional do animal, que fica em constante estado de estresse devido à coceira incessante. Além de provocarem incômodo pelas picadas, este inseto também pode transmitir vermes, parasitas sanguíneos e podem induzir a processos alérgicos, diminuindo a qualidade de vida do pet. A pulga causa um prurido intenso devido as suas picadas. Existem animais que desenvolvem dermatite alérgica a picada de pulgas.
Outro problema causado pelas pulgas estão nas fezes que eles deixam no corpo do animal (pontos pretos que quando apertados observa-se uma coloração avermelhada) quando estas são ingeridas pelos cães e gatos, no ato de se lamberem ou se mordiscarem, ou pelo homem acidentalmente, levam, para o intestino, a forma infectante do Dipylidium caninum, pode, nos animais, levar a emagrecimento, diarréia, perda de pêlos e até à morte se não tratada.
Os gatos,são vítimas de um parasita sanguíneo, chamado Hemobartonella felis, transmitido naturalmente pela picada da pulga, causando a doença denominada de Hemobartolenose. Causa fraqueza, falta de apetite e depressão nos gatos, devido a uma anemia que pode se tornar crônica. Se não tratados, mais de 30% dos gatos podem não sobreviver.
O cão ou o gato, em alguns casos, passam a comer menos e torna-se deprimido ou agressivo, dependendo de sua personalidade. É também, muitas vezes, isolado do convívio familiar por causa das condições de sua pele, que pode apresentar descamação e infecções produtoras de odores desagradáveis.
É importante saber que a infestação se dá em qualquer tipo de ambiente: passeios na rua, numa visita ao pet shop ou até mesmo dentro de casa. Isso acontece, pois, além do ambiente, eles podem receber as pulgas de outros animais infestados e até pelas roupas e sapatos dos próprios donos. Elas são capazes de pular até 30 cm, pode saltar 75 vezes a sua própria altura e 25 vezes seu comprimento não havendo, portanto a necessidade de contato íntimo do cão ou o gato.
Mas as pulgas podem ser evitadas, seu pet não precisa sofrer com as consequências deste inseto. É possível usar o Fator P&P Animal, durante todo o ano, além de fazer aplicações semanais com o P&P Canil, para eliminar as larvas das pulgas, e quando for passear com o seu amigo faça aplicações do P&P Talco. Com esta linha da Arenales Homeopatianimal seu pet viverá muito mais tranquilo e saudável. Utilize também o Fator Vermes Pet para controle de Dipylidium caninum transmitidos pelas pulgas.