A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), premiou na noite de ontem (24) as principais empresas que promovem a conservação e reuso de água em seus processos de fabricação. O evento foi realizado na sede da Fiesp na capital paulista.
Ao todo, segundo a Fiesp, 36 empresas concorreram ao prêmio, sendo 29 de grande porte e 7 representantes das pequenas. A Arenales Homeopatianimal participou enviando o projeto que desenvolve na sede matriz, em Presidente Prudente (SP), que trata sobre as campanhas de conscientização junto aos colaboradores sobre economia de água, além de todas as medidas de reuso aplicado no local.
No 11º Prêmio Fiesp de Conservação e Reuso de Água, a Arenales Homeopatianimal recebeu a certificação dos projetos que são aplicados na empresa. Participou da cerimônia de premiação, a diretora geral da indústria Maria do Carmo Arenales.
“Desde quando a empresa foi criada, já temos essa preocupação em preservar o principal bioma do planeta, que é a água. E o fato de recebermos a certificação disso, é muito importante, pois mostra que estamos no caminho certo. Renovo também o compromisso de continuar ampliando os programas de conscientização de uso da água e também as iniciativas de reuso”, destacou Maria do Carmo.
Saiba mais sobre as medidas de conservação e reuso de água na Arenales
Neste primeiro trimestre de 2016, o consumo que ao longo de todo o ano passado foi reduzido com alguns projetos desenvolvidos na indústria matriz da empresa, agora repetiu a tendência de economia, conforme é possível notar no gráfico abaixo que mostra o consumo em metros cúbicos mensal.
Nos três primeiros meses de cada ano, desde 2012, a Arenales conseguiu através de um trabalho sistemático, reduzir o consumo de água nos processos de fabricação, se comparado com os anos anteriores.
De acordo com a diretora geral da indústria, Maria do Carmo Arenales, a preocupação com a conservação da água para que todos os biomas sejam conservados é constante. “Temos políticas aplicadas junto aos colaboradores com um trabalho de conservação. Também fazemos o reuso de água”.
Ações de Conversão e Reuso de Água da Arenales:
Reuso de água – no setor onde são esterilizados os materiais utilizados no Laboratório da Arenales, há um destilador que capta a água corrente para produzir água destilada. Através de um sistema de reutilização, o equipamento que necessita de 60 litros de água encanada, para se fazer 1 litro de água destilada, é reaproveitado 59 litros do líquido, o que normalmente iriam para o ralo. Com este empreendimento, são aproveitados por mês cerca de 3.600 litros de água.
Aproveitamento de água pluvial – as águas da chuva são armazenadas em reservatórios para seu posterior aproveitamento, diminuindo assim o consumo de Água tratada. Todos os recursos armazenados são utilizados para irrigação dos jardins, lavagem das áreas externas, entre outras utilidades.
Treinamento de Colaboradores – todos os colaboradores passam constantemente por treinamentos para aprimorar a qualidade no processo industrial, visando à diminuição no consumo de energia e consequentemente desperdício de água. Ao ser inserido ao corpo de profissionais da empresa, os colaboradores passam por treinamentos, onde são destacadas a importância de economizar os recursos naturais através da utilização correta dos equipamentos. Constantemente à Arenales promove ciclos de palestras e treinamentos aos profissionais já inseridos, para ressaltar os valores da conservação e utilização correta da água. O nome deste projeto foi intitulado de Programa Educação Continuada.
Alertas de Conscientização – na empresa todas as torneiras são colados um alerta sobre a utilização correta da água e a importância de conservar o recurso.
Fabricação de Medicamentos Homeopáticos aos Peixes – com resultados expressivos nas pisciculturas e aquários de todo o país, através da utilização de medicamentos homeopáticos aos peixes, além de estar tratando as mais variadas patologias, o medicamento aplicado não libera toxinas ou deixa resíduos no ambiente onde os aquáticos estão. Dessa forma, a água não é contaminada e os peixes também não liberam organismos que possam prejudicar e/ou alterar o pH (Potencial Hidrogeônico) do ambiente. Contudo, a água é conservada de acordo com os padrões naturais.