O projeto “Castração é a Solução” do curso da medicina veterinária da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em Presidente Prudente (SP), está recebendo o apoio da Arenales Homeopatianimal por meio da doação de medicamentos aos cães e gatos de famílias carentes ou abandonados nas ruas que vão passar pelo procedimento de castração.
A iniciativa idealizada pela estudante de medicina veterinária, Juliana Petri Yoda, tem como principal objetivo controlar a natalidade de cães e gatos da cidade. Os alunos do curso realizarão a cirurgia, acompanhados por professores, juntamente com a diretora Glaucia Prada Kanashiro e a coordenadora Rosa Maria Barilli Nogueira, a partir do mês de setembro deste ano.
A castração promove a redução drástica do risco de doenças nas vias uterinas e câncer de mama, útero, próstata e testículos; eliminação da prenhez psicológica, comum em algumas fêmeas após o cio, o que ocasiona o aumento das mamas (muitas vezes com edema), produção de leite e irritabilidade; diminui o risco de fugas e brigas nas ruas, que podem ocasionar acidentes de trânsito graves e até fatais; acaba com os latidos, uivos e miados excessivos, que ocorrem por ocasião do cio; e eliminação dos estados de excitação por falta de cruzamento. Nesta primeira etapa, está sendo feita a divulgação do trabalho, em um dos campus da Universidade.
A Arenales Homeopatianimal vai fornecer medicações aos animais, para que a recuperação após a cirurgia, seja rápida e sem traumas, respeitando os princípios da homeopatia veterinária, que trata os cães e gatos de forma natural e ainda promove um aumento da imunidade.