O pecuarista Chico Azenha, da Fazenda Nelore da Dourada em Presidente Venceslau (SP), é produtor de Touros PO. E para prevenir e tratar doenças no gado que hoje é referência em leilões, com reprodutores conhecidos no meio, há dois anos ele tem usado a homeopatia veterinária.
De acordo com Chico Azenha, a escolha pela homeopatia veterinária foi para ter animais sem resíduos químicos. “Hoje é uma tendência isso, ninguém mais quer animais com carga residual, e a homeopatia funciona muito bem no tratamento das doenças e pragas que atingem o rebanho”.
Outro detalhe que o pecuarista cita como vantagem de usar os Fatores Homeopáticos, é a facilidade de manejo. “Misturamos à alimentação e o gado automaticamente já está sendo medicado, é simples”.
Desde quando o pecuarista começou a usar os Fatores Homeopáticos, já sentiu diferença nos animais de elite. “Vi que eles ficaram com mais vitalidade, e nossas planilhas mostram que ganharam mais peso também”.
Atualmente Chico Azenha usa os Fatores Pró, que melhora a conversão alimentar promovendo uma diminuição do estresse ambiental, convivência em confinamento e manejo, permitindo um melhor desempenho do animal por melhorar a digestibilidade dos alimentos. O C&MC, para o controle de carrapatos, moscas do chifre, domésticas e do canavial, vermes, eimeriose, cisticercose e auxiliar no controle de bernes. E também o Fator Casco, que promove a prevenção e tratamento de pododermatites, inflamações e ulcerações que envolvem a unha (casco) e tecidos moles, dermatites interdigitais, erosão de talão, fissuras do casco e unha, e laminites. O medicamento reduz os sintomas concomitantes como dor, claudicação, edemas e inflamações provenientes de problemas do casco.
“A homeopatia veterinária quando bem administrada, funciona muito bem. Estou bastante satisfeito com os Fatores Homeopáticos”, afirmou Chico Azenha.
Leilão: No dia 25 de agosto, a partir das 18 horas, no Tatersal da Faive, em Presidente Venceslau (SP), será realizado o Leilão de 96 Touros Nelore PO.