Ter um animal de estimação é construir uma história de amor para vida inteira, garantindo a proteção do seu amiguinho com alimentação, higiene e bem-estar, mas nem sempre esse pensamento é levado a sério. Ainda existem muitos pets que vivem em condições degradantes sofrendo com torturas e abusos, por isso o “Abril Laranja” foi escolhido para conscientizar a crueldade vivida pelos nossos anjinhos.
A violência contra os pets deveria ser uma preocupação social, já que diariamente casos de maus-tratos são divulgados, sendo estes considerados crimes ambientais pela Lei Federal nº. 9.605/98. Confira abaixo atitudes que se configuram como crueldade:
- Manter o animal preso;
- Não alimentar de forma correta;
- Não levar ao veterinário quando estiver doente;
- Abrigar o pet em um lugar com pouca iluminação e ventilação;
- Submeter a tarefas exaustivas;
- Agredir fisicamente;
- Provocar o stress;
- Fazê-lo de espetáculo;
- Abandoná-lo intencionalmente.
Denuncie
Se você é um apaixonado por animais, com certeza deve estar se perguntando por que alguém agiria com tamanha maldade, correto? Mas fique calmo, pois antes de mais nada devemos saber como denunciar e realizar todos os procedimentos de maneira exata.
Primeiro certifique-se que a ocorrência é verdadeira, feito isso você pode redigir uma carta para próprio infrator e assumir o seu papel de cidadão. O texto deve solicitar a regularização da situação com prazo para o cumprimento, além de mencionar a data e o local da agressão. Caso o infrator não siga com o combinado, vá até uma delegacia mais próxima ou dirija-se a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e faça sua denúncia.
A melhor forma de combater as atrocidades contra os nossos companheiros é mostrando a sua voz, não fique calado! Afinal, todo animalzinho merece muito carinho e proteção, tratá-los bem só traz benefícios a você, deixando a vida mais saudável e cheia de amor.