Em uma área de pouco metros quadrados cedida pela Arenales, as colaboradoras Conceição Aparecida, Lucimeire Cristina, Maria Aparecida Oliveira e Wildinei Alan Pintenho, cultivam uma horta orgânica, participando ativamente da iniciativa da empresa no consumo de produtos livre de defensivos agrícolas.
O Objetivo do projeto, iniciado há quatro anos pelos próprios colaboradores da empresa, visa a promoção de uma alimentação saudável, sem agrotóxicos e incentivo ao cultivo de horta em suas residências.
Segundo a definição da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), o que caracteriza um produto orgânico, além da ausência de transgênicos, venenos ou fertilizantes sintéticos, é o fato de ser oriundo “de uma agricultura baseada em práticas sustentáveis que buscam o equilíbrio ecológico e o respeito ao homem”. Na prática, esse conceito se traduz por um modo de produção que valoriza a biodiversidade, minimiza o desperdício de recursos naturais e evita a contaminação do solo, da água e do ar, que devem ser usados de forma racional.
“Cada vez mais, as pessoas têm buscado melhorar a qualidade de vida. No supermercado, o alimento ausente de agrotóxicos, adubos químicos e hormônios, pode custar até três vezes mais que os de produção tradicional, e na horta orgânica desenvolvida pelos colaboradores, custa apenas o empenho no cultivo, visto que as sementes são doadas, os adubos são orgânicos, e para o controle de pragas é usado a homeopatia,” pontua o Gerente administrativo da Arenales, Silmar Solera.
Uma das participantes da horta orgânica, a colaboradora Maria Aparecida conta que se sentem muito bem ao estar em contato com a terra. “Nasci e fui criada na roça, então, sempre tive esse contato com a terra, ajudava meus pais no cultivo e assim acabei aprendendo a conhecer como realizar a preparação do solo, época de plantar determinados alimentos entre outras coisas. Quando estou fazendo isso, me sinto bem, é uma terapia que esqueço até dos problemas”, diz.
Confira mais algumas fotos da Horta Orgânica.