Ontem, pelo terceiro dia consecutivo, o frango vivo comercializado em Minas Gerais foi negociado com alta. Mas enquanto os dois ajustes anteriores foram de cinco centavos cada, o mais recente foi de 10 centavos, o que significa retomada de vinte centavos entre terça e quinta-feira.
Desta vez a alta não foi exclusividade do mercado mineiro, já que o frango vivo comercializado no interior paulista também conseguiu um reajuste, mas de apenas cinco centavos. Com isso o produto passou a ser comercializado por R$1,30/kg, enquanto em Minas passou a R$1,45/kg, voltando a registrar-se a diferença (neste caso, de 11,5%) que sempre marcou as duas praças.
Novas altas são esperadas no curto prazo, tanto em São Paulo como em Minas Gerais, mesmo porque os ajustes recentes em nada alteram as perdas e o preço oneroso recebido pelos produtores dos dois estados. Pois ainda que os custos atuais sejam relativamente menores que os de um ano atrás, o frango paulista e o mineiro continuam valendo quase um terço a menos que em setembro de 2008.