Com o objetivo de oferecer aos jovens uma oportunidade de conhecimento, reflexão e conscientização sobre a responsabilidade e compromisso de cada indivíduo com a sociedade, a Prefeitura de Presidente Prudente, através da Coordenadoria Municipal da Juventude, em parceria com a Arenales Homeopatianimal lançam a primeira edição do Concurso de Oratória Juvenil’. A iniciativa conta com o apoio das secretarias de Tecnologia de Informação Setec e Comunicação Secom. O concurso é direcionado aos jovens com idade entre 15 e 29 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de outubro no site: www.juventudepp.sp.gov.br, ou pessoalmente na sede da Coordenadoria da Juventude, no Espaço Juventude, na Avenida 14 de setembro.
Para a empresária Maria do Carmo Arenales, da Arenales Homeopatianimal, é importante dar foco para o jovem, trabalhar a sua criatividade e dar condições para que ele possa ver nestas oportunidades uma vertente de capacitação visando seu desenvolvimento profissional. “A gente pode tirar o jovem da rua, da criminalidade e possibilitar o seu desenvolvimento profissional. É necessário despertar no jovem um novo sonho, pois sonhar muda a vida de qualquer pessoa”, pontua.
O concurso está dividido em três categorias: jovens adolescentes de 15 a 17 anos; jovens de 18 a 24 anos; e jovens adultos de 25 a 29 anos. A inscrição no concurso é gratuita. O concurso está dividido em duas etapas. Na etapa classificatória, deverá encaminhar a redação com o tema ‘Objetivos do Milênio – 8 Jeitos de Mudar o Mundo’ através do email da Coordenadoria da Juventude juventudepresidenteprudente.sp.gov.br juntamente com a ficha de inscrição disponível no site: www.juventudepp.sp.gov.br.
Os primeiros colocados de cada categoria recebem certificado e troféu, além da premiação em dinheiro no valor de R$ 200,00. Na segunda etapa serão selecionados pela Comissão Julgadora que avaliará as redações e seis representantes de cada categoria devem disputar a fase final que acontecerá no dia 7 de novembro de 2013.
O concurso traz como tema ‘Objetivos do Milênio – 8 Jeitos de Mudar o Mundo’. As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas ONU em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio ODM. São eles: acabar com a fome e a miséria; oferecer educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e por fim, estabelecer parcerias para o desenvolvimento. “Além de estimular os jovens a uma consciência crítica em relação ao tema proposto, mostramos também que a prática de falar em público é uma importante ferramenta pessoal que pode diferenciálo no mercado de trabalho”, destaca Juliano Borges. Com informações da Coordenadoria Municipal da Juventude.
Serviço – Mais informações sobre os critérios de avaliação e a inscrição podem ser obtidas no edital do concurso, que está disponível no site: www.juventudepp.sp.gov.br. A inscrição poderá ser feita no site ou na sede da Coordenadoria da Juventude, no Espaço Juventude, na Avenida 14 de setembro, 2355, no Parque do Povo.