Durante o evento da WAS (Word Aquiculture), o Laboratório Arenales realizou a apresentação dos trabalhos científicos sobre a Viabilidade da Homeopatia na Aquicultura e o Uso dos Fatores Homeopáticos na Produção de Tilápia Vermelha. A cidade de Natal (RN), foi palco do Congresso e de uma Feira que atraiu cerca de quatro mil expectadores.
A diretora geral do Laboratório, Maria do Carmo Arenales fez a apresentação dos trabalhos para uma bancada de cientistas e pessoas do setor, onde foram explicitados os diferenciais da utilização dos Fatores Homeopáticos nos peixes para a implementação da criação orgânica.
“Um outro aspecto que chamou bastante a atenção no evento, foi a preocupação do público presente, quanto a aplicação da sustentabilidade na produção dos peixes, em vista que eles são criados no recurso natural mais preservado do mundo, a água. Por isso, o controle de resíduos também tem sido cada vez mais fomentado entre os piscicultores e cultivadores das espécies aquáticas,pois houveram diversas palestras de cultivo orgânico em diversas espécies .O Manejo Homeopático é uma ferramenta com produtos já cadastrados no MAPA para os produtores que produzem neste segmento, mas também no convencional para reduzir o impacto ambiental e preservar o ambiente aquático”, destaca a diretora.
Geralmente, os locais onde são cultivados os peixes que se enquadram na Instrução Normativa 64 (MAPA), recebem medicamentos fitoterápicos e probióticos que são adicionados na ração, agora com os Fatores Homeopáticos os criadores têm um novo aliado que trata e previne as patologias de forma mais abrangente e com maior eficácia.
A WAS é o maior evento da Aquicultura Mundial, que reuni uma feira de negócios e congressos de diversos segmentos. Na edição de 2011, a WAS foi realizada junto com a VIII Fenacam (Feira Nacional do Camarão). O programa dos simpósios debateu os diversos aspectos sobre o tema, assim como as novidades técnicas na aquicultura.