Primeira fábrica brasileira de medicamentos homeopáticos para animais, a empresa paulista Fauna & Flora Arenales amplia atuação e tem produtos com eficiência comprovada em granjas brasileiras.
Neste ano o laboratório de homeopatia animal Fauna & Flora Arenales comemora seus 10 anos de atividade. Mais que isso, festeja a vitória de ter introduzido no mercado brasileiro o uso da homeopatia como opção para o restabelecimento da saúde e bem-estar animal. À frente desse projeto, a médica veterinária, bióloga e engenheira agrônoma Maria do Carmo Arenales, uma mulher de muitas faces, todas elas dinâmicas.
Antes de conseguir inaugurar a primeira fábrica brasileira de medicamentos homeopáticos para animais no ano 2000, em Presidente Prudente (SP), Maria do Carmo passou 12 anos e quatro meses lutando com o Ministério da Agricultura para conseguir convencer as autoridades de que era, sim, possível estabelecer normatizações para viabilizar seu projeto. No início, pareceu um sonho impossível, tantas foram as portas fechadas e as negativas reiteradas que foi obrigada a ouvir.
Nada, porém que desanimasse essa guerreira de ascendência espanhola, de uma persistência férrea.
A empresa que nasceu com três funcionários e um prédio de 350 m2, agora emprega 30 pessoas e sua fábrica acaba de ser ampliada, com o complexo Arenales ocupando 3.500 m2, onde se produz mais de 1 milhão de doses de medicamentos por mês. O portfólio da Arenales não pára de crescer. Acaba de lançar produtos para aqüicultura. Mas essa é somente a nova ponta de uma ação que se estende para tratamento e prevenção na avicultura de postura e de corte, bovinocultura, além de produtos para suínos, equinos, ovinos e caprinos, aves silvestres, peixes ornamentais, além de cães e gatos.
Maria do Carmo Arenales se orgulha de sua ampla linha de produtos, desenvolvida por ela e sua equipe de profissionais, sempre focados em produzir medicamentos livres de resíduos, sem risco de impacto ambiental e uma grande vantagem em relação aos medicamentos convencionais ou alopatas: os animais que são tratados com a homeopatia Arenales não desenvolvem resistência ao tratamento, como é comum quando se usam antibióticos alopáticos.
“A homeopatia atua no organismo de forma natural, respeitando e incentivando os mecanismos de cura, através de estimulação imunológica no combate a vírus, bactérias, fungos e outros tipos de patógenos”, explica a médica veterinária homeopata. Ela destaca a importância da opção pela homeopatia nas granjas de postura comercial para reduzir o stress das aves, deixa-las mais resistentes e produtivas, sem a ocorrência de resíduos de medicamentos nos ovos e com menor impacto ambiental.
“Num momento em que o consumidor desperta para a importância dos alimentos mais saudáveis, e o mercado está cada vez mais sensível à importância da sustentabilidade para que a produção aconteça sem prejuízo do meio ambiente e com bem-estar animal, a contribuição que a homeopatia oferece é enorme”, aponta Maria do Carmo Arenales.
Especificamente na área da produção de ovos, uma grande oportunidade já em franca expansão é a exportação para os exigentes mercados europeu e japonês, que aceitam ovos industrializados somente se não apresentarem resíduos de medicamentos. Como os produtos homeopáticos, por serem naturais, não deixam resíduos nos ovos, a Arenales, novamente, tem um leque de soluções à disposição para o empresário avícola que deseja modernizar-se e conquistar o promissor mercado mundial, acredita a médica veterinária, que chega aos 10 anos de sua empresa entusiasmada com o crescimento que vê para a homeopatia animal no Brasil, um horizonte que vislumbrou pioneiramente há mais de uma década.