Em reunião com a coordenação do Sesi (Serviço Social da Indústria), unidade da vila Real, em Presidente Prudente (SP), representantes da Arenales Homeopatianimal definiram o cronograma de ações para a 4ª Temporada do “Projeto Reciclar” da empresa em parceria com a escola.
O principal objetivo da iniciativa é promover o fomento junto aos cerca de 700 alunos sobre o hábito da reciclagem. A Arenales primeiro faz um trabalho de sensibilização com as crianças e adolescentes sobre o porque é importante reciclar. Depois que os materiais começam a ser levados até a escola, a Arenales busca aquilo que pode ser reciclado e deixa armazenado no Eco Ponto da empresa que é aberto a população da Zona Oeste de Prudente.
Quando já está acumulado um grande volume de materiais, a Cooperlix (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Presidente Prudente), faz a destinação correta. A iniciativa além de ajudar o meio ambiente, ainda contribui no aspecto social, já que os cooperados aumentando aquilo que é arrecadado, automaticamente elevam os lucros.
No ano passado a iniciativa conseguiu fazer com que fosse reciclado o volume de aproximadamente 30 toneladas de materiais como alumínio, papelão, e plástico.
Neste ano a meta é aumentar esse número e promover a destinação, assim como reciclagem do óleo de cozinha. De acordo com Kelly Pacito, uma das coordenadoras do Projeto, a Cooperlix está recebendo este material que quando jogado na água, promove grandes danos ao meio ambiente. “Nossa intenção é que menos óleo de cozinha vá para o ralo e gere tantas complicações, inclusive promovendo o entupimento da rede de esgoto”.
Ao final do Projeto, as crianças são bonificadas com brindes e passeios oferecidos pela Arenales Homeopatianimal. “Nossa intenção é fazer com que crianças e adolescentes cresçam que essa atitude e consciência de sempre reciclar”.