Com o objetivo de integrar escola, comunidade e empresas parceiras, o Laboratório Arenales criou um projeto chamado Reciclar é Tudo que tem como intuito potencializar o trabalho realizado pela Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente (Cooperlix).
Através de um conselho que visa garantir ações sustentáveis dentro do Laboratório, os integrantes criaram um local adequado para receber objetos recicláveis. “Recentemente passamos por um processo de ampliação no qual nos atentamos a criar um espaço onde pudessem ser armazenados os materiais recicláveis. Pois a empresa sempre realizou ações deste gênero, mas agora queremos ajudar a Cooperlix já que com o fechamento do lixão, muitas famílias migraram para a cooperativa”, comenta um dos integrantes do conselho da Arenales, Silmar Francisco Soléra.
Conforme eles, os moradores e empresas que atuam ao redor da Arenales e não tem tempo de fazer a separação durante a semana, ou até mesmo perderam a coleta seletiva realizada com o caminhão, agora poderão levar os materiais até o Laboratório que repassará os utensílios para os cooperados. “Estamos em parceria com os professores e alunos da unidade do Sesi do bairro Mário Amato que já mobilizou os alunos a fazerem a separação dos objetos em suas próprias casas”, ressalta.
O contrato foi firmado na última quinta-feira (27), com a participação dos colaboradores da empresa, cooperados e representantes da prefeitura de Presidente Prudente. Na ocasião a presidente da Cooperlix, Eva de Assis dos Santos, destacou que iniciativas como essa, além de beneficiar o meio ambiente, também ajuda os 45 cooperados que atuam na instituição. “Com a parceira nós pretendemos aumentar o volume de materiais já recolhidos nesta área, já que a população terá mais um ponto para deixar os objetos”.
Para a assessora técnica de coleta seletiva da Prudenco, Milena Lozano, a empresa fará um trabalho muito importante através desta integração. De acordo com ela, nunca foi feito um trabalho de integrar todas as vertentes, contudo, o projeto só terá sucesso se as pessoas se prontificarem a participar. “Estamos confiantes com este novo empreendimento que servirá de exemplo a todas as empresas da cidade”, salienta.
Soléra ressalta que a empresa realizou a compra de bags [grandes sacolas] onde os utensílios serão armazenados de forma correta até o dia em que a cooperativa passará para recolher. A população poderá trazer os materiais até a Arenales todos os sábados, das 10h às 11h a partir do dia 5 de junho, quando começará a ser realizado o projeto.
Materiais – Serão aceitos todos os tipos de materiais que possam ser reciclados como: papéis, latas, garrafas pet, vidros, pneus, caixinhas de leite, plástico, papelão, óleo de cozinha, entre outros materiais. “Todos os objetos que são recolhidos pela cooperativa poderão ser trazidos, porém os utensílios tem que estarem limpos”, finaliza Soléra.