Discutir e propor soluções de desenvolvimento sustentável é o objetivo do III Eco-SP – Encontro de Meio Ambiente de São Paulo – que acontece entre os dias 25 e 27 de novembro, no Novotel São Paulo Center Norte. O evento é promovido pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP) em parceria com a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).
Em sua terceira edição, o Eco-SP pretende debater temas constantes do projeto “Cresce Brasil+Engenharia+Desenvolvimento e a Superação da Crise”, que prima, principalmente, pela inclusão social como ferramenta para o desenvolvimento sustentável.
Para ampliar o debate sobre sustentabilidade, meio ambiente e desenvolvimento do país, serão tratados temas como a utilização de energias alternativas como a eólica e a solar, e, sobretudo, como concretizar o desenvolvimento nacional preservando os recursos naturais às gerações futuras. A programação também inclui palestras sobre recursos hídricos, resíduos industriais, gestão ambiental, sustentabilidade nas edificações, o modelo brasileiro de energia nuclear, entre outros. Além disso, o evento trará uma exposição sobre as novidades mundiais no mercado de crédito de carbono.
O Laboratório Arenales participará do evento apresentando a palestra com o tema “Vantagens ambientais do uso da homeopatia no tratamento de animais”, ministrado por sua diretora, Maria do Carmo Arenales, no dia 26 às 14h35.
De acordo com Murilo Pinheiro, presidente da FNE, a finalidade do encontro, que conta com vários módulos diferenciados sobre a prática ambiental, é a superação das desigualdades sociais do nosso país. “A inclusão social baseada na sensibilização da sociedade para a construção de um planeta sustentável é a chave para um desenvolvimento comprometido com o futuro. Pensando nisso, atuaremos na busca de soluções tentando influenciar políticas públicas”, diz.
Sobre o Eco-SP – Resultado do Eco-Vale, realizado por quatro anos na cidade de Taubaté para discutir as questões ambientais da região do Vale do Paraíba, o Eco-SP firma-se como importante fórum de debate na busca de soluções para uma sociedade sustentável e justa.