Ao lado de representantes do Comitê das Bacias Hidrográficas do Pontal do Paranapanema, mestres em Ecologia Aplicada da Universidade de São Paulo, e Companhia de Abastecimento Estadual além dos vereadores e sociedade civil, a Arenales Homeopatianimal participou da Audiência Pública sobre o consumo consciente e reuso de água realizada na Câmara Municipal de Presidente Prudente-SP.
No evento foram debatidas propostas de conservação de mananciais, lençóis freáticos, e de atividades que propiciam a economia do recurso hídrico. Também foi citada a importância da realização de reflorestamento para recuperação das nascentes.
Representantes da Arenales Homeopatianimal falaram sobre como produzir e ser sustentável, promovendo a economia de água através do reuso e campanhas de orientação aos colaboradores. “Desde quando foi criada, a Arenales desenvolve técnicas para minimizar os impactos adversos gerados ao meio ambiente. Entre essas técnicas, está a conservação da água”, afirmou a diretora geral da empresa, Maria do Carmo Arenales.
Na ocasião, a maior indústria de fabricação de medicamentos homeopáticos veterinários do país, mostrou também os relatórios que comprovam a redução do uso de água tratada. “Apesar de conseguirmos expandir a produção em cerca de 12% ao ano, temos o orgulho de demonstrar que reduzimos o consumo da água”, disse a diretora.
Segundo ela, foi feito um levantamento do ano de 2012 ao primeiro trimestre de 2015, e nele é possível observar o quanto as atitudes da empresa geraram de economia. No comparativo dos anos de 2012 e 2013, a redução foi de 15,8%. De 2013 e 2014 foi de 6,9%, e entre os anos de 2012 a 2014 chegou a 21,7%. “Nestes anos não se falava em crise hídrica, quando realmente ela começou assolar a população, em janeiro de 2015, a redução de água no mês, em relação ao mesmo período de 2014 foi de 40%. Isso, mesmo a sede matriz da Arenales estando em uma região onde não houve racionamento, o que demonstra a preocupação da empresa”, salientou ela.
E para o futuro, a Arenales Homeopatianimal visa desenvolver mais técnicas para que o consumo de água tratada seja mínimo. “Vamos investir ainda mais no reuso, para que possamos continuar produzindo, gerando empregos e ter uma empresa para os próximos 500 anos”, finalizou a diretora.
As ações de reuso e conservação da Arenales na Audiência Pública, foram apresentadas pelos colaboradores Suellen Bittencourt e David de Tarso.