A homeopatia é uma arte médica que tem dado bons resultados nos tratamentos, pois é um produto que é desenvolvido através de um sistema terapêutico que busca as particularidades dos seres humanos e dos animais que utilizam destes medicamentos para a prevenção e cura de patologias.
A Arenales Fauna & Flora é o primeiro laboratório do País especializado na manipulação de remédios homeopáticos, destinados ao uso em diversas espécies animais.
A unidade foi instalada em Presidente Prudente (SP), no ano de 2000, quando a médica veterinária, bióloga e engenheira agrônoma Maria do Carmo Arenales, conseguiu licença do Ministério da Agricultura, para iniciar a produção de medicamentos.
Antes a manipulação de produtos homeopáticos para animais só eram permitidos ser produzidos em laboratórios de medicamentos humanos.
O mercado mundial de produtos homeopáticos tem crescido de forma rápida. Os pecuaristas e veterinários estão conscientes que produtos sem substâncias químicas, garantem benefícios para os animais e para o meio ambiente, além de ser um produto fácil de ser oferecido aos animais.
Segundo Maria do Carmo Arenales, a homeopatia em animais ou seres humanos possui a capacidade de ser curativa e preventiva. “Nossos Fatores foram desenvolvidos para terem ambas as possibilidades. O que vai determinar a diferença são as quantidades de doses aplicadas no tratamento, conforme o diagnóstico dado pelo médico veterinário”.
O Laboratório Arenales tem disponível no mercado atual, seis diferentes medicamentos voltados para o tratamento de cães e gatos.
O mais novo produto desenvolvido pela Arenales é o FATOR INFECÇÕES PET. O medicamento passou por vários testes antes de ser comprovada a sua eficácia, para o tratamento de animais portadores de infecções diversas como: agudas, isto é, parvovirose, coronavirose, cinomose, diarréias com outras etiologias (causas), vômitos, infecções em ouvidos, dermatológicas (na pele), urinárias. Este remédio pode também ser utilizado concomitante para o controle de convulsões causadas pelo vírus da cinomose.
O FATOR INFECÇÕES PET pode ser fornecido por via oral. A sua composição inclui glóbulos que são extremamente palatáveis, ou seja, têm um sabor agradável aos cães que os comem com prazer. Cães que não desejarem comer espontaneamente os glóbulos, estes podem ser misturados à alimentação ou água de beber.
Os gatos não aceitam medicação via oral, por isso é aconselhável misturar os glóbulos em alimentos úmidos, assim os felinos ingerem o remédio sem perceber a diferença no sabor e no odor. Outra forma de medicar os gatos é adicionar os glóbulos na água de beber.
Desta maneira, evita-se o estresse em cães e gatos na hora de medicá-los e facilita para o dono o cuidado com a saúde do seu animal de estimação.