Assim como nós, a longevidade dos gatos também vem aumentando nos dias atuais. Com ela, a busca de informações por cuidado, alimentação e tratamento com os mesmos.
Podendo ser considerados idosos a partir dos 9 ou 10 anos de idade, é normal que o pet diminua seu ritmo, fique mais calmo, passivo… as mesmas manias permanecem com um pouco menos de agitação.
Sobretudo, os gatos ficam mais intolerantes ao calor e frios extremos, procurando lugares mais aconchegantes para ficarem.
Aqui vão algumas dicas para identificar a 3° idade nos bichanos e como diminuir riscos:
Miados podem indicar comportamento dos felinos idosos
Alguns estudos a respeito do comportamento animal, apontam que o alto miado se relaciona ao fato de se sentirem “perdidos” conforme a idade chega. Por isso aumentam o tom para “chamar” seus donos ou amigos pets.
Escovação da pelagem dos gatos
Com a idade, os gatos vão parando de remover os pelos do corpo com a língua com a mesma frequência. Portanto, escove-o diariamente tirando o excesso dos que já estão soltos, se forem engolidos se tornarão bolas de pelos no estômago, levando os gatos a vômitos. A escovação também auxilia na circulação do sangue e torna os pelos mais bonitos.
Não mude seu bichano idoso de ambiente
Além de causar estresse ele demoraria um grande período para se acostumar com o novo local e se comportar normalmente. Como também, é bom deixar um objeto familiar por perto, seja um cobertor, almofada ou brinquedo e isso pode evitar que o gato fique muito espantado no início.
Cuidado com a alimentação!
Em primeiro lugar, procure prestar atenção na alimentação dele. Com o passar dos anos, o apetite diminui, sendo que não podem permanecer muito tempo em jejum, podendo entrar em lipidose hepática, uma doença no fígado.
Exercitar é essencial para os animais!
Exercícios nessa fase também contam muito! Afinal, não só controlam o peso, mas também a saúde em geral. Por exemplo, com a artrite os músculos deles começam a se atrofiarem. Portanto, brincar regularmente promove elasticidade, aumenta a circulação sanguínea e promove os tônus muscular.
O envelhecimento é um processo natural. Mesmo que ocorram mudanças físicas complexas, algumas alterações podem ser controladas. Assim, a chave para um envelhecimento saudável do seu felino está em se atentar e reduzir fatores de risco a saúde.
A Arenales Homeopatianimal® possui uma linha de medicamentos homeopáticos veterinários para a melhor idade dos felinos.
Portanto, conheça em nossa página www.arenales.com.br o FATOR RENAL PET®, FATOR HEPA PET®, FATOR DIARTRO® e FATOR PULMO-COR®!