Logo Arenales Blog

CHOCOLATE PARA PETS? NEM PENSAR!

26-11-2018 |

chocolate-faz-mal-para-pet

A páscoa vem chegando e com ela os deliciosos ovos de chocolate, em todos os tamanhos e para todos os gostos: branco, preto, meio amargo, ao leite, simples ou crocante, uma verdadeira tentação.

Porém, bem mais tentador que estas guloseimas são os olhares pidões do seu pet na tentativa de conseguir um pedacinho que seja destas delícias, não é mesmo? E então seu derretido coração logo pensa: “Quem resiste a esse olhar?”, “Ah, um pedacinho só não vai fazer mal!”.

É aí que mora o perigo! Chocolate para pets faz mal sim e em caso de intoxicação grave pode até levar o seu fofuxo a morte. Por isso, a Arenales traz para você um importante alerta a respeito deste assunto.

POR QUE CHOCOLATE FAZ MAL AOS PETS?

Sabendo de tantas coisas que os pets costumam ingerir é difícil acreditar que algo tão inofensivo a nós possa fazer tanto mal aos nossos cãezinhos e bichanos. Isso ocorre por conta de uma substância chamada Teobromina presente no chocolate que está diretamente ligada a quantidade de cacau, ou seja, quanto mais cacau, mais Teobromina e mais tóxico ele se torna.

O grande problema é que tal substância é facilmente eliminada pelo organismo humano, mas o mesmo não ocorre com os nossos lindinhos. Tanto os cães quanto os gatos não metabolizam direito esta substância, fazendo com que ela se acumule e em pouco tempo alcance concentrações tóxicas.

REAÇÕES:

A quantidade de chocolate capaz de causar a intoxicação nos peludos varia de acordo com o tamanho do animal e a concentração de teobromina ingerida por ele. A substância estimula o sistema nervoso e o fluxo sanguíneo, podendo acarretar:

  • Contrações musculares;
  • Excitação nervosa;
  • Micção em excesso;
  • Elevação da temperatura corporal;
  • Respiração acelerada;
  • Arritmia cardíaca;
  • Vômitos e diarreia.

Os sintomas demoram entre 6h a 12h para se manifestarem, ameaçando ainda mais à saúde do seu fofuxo, então, ao notar estes sinais procure imediatamente o médico veterinário.

O que precisa ficar claro em sua mente é que chocolate e pets definitivamente não combinam nem um pouquinho. Por isso, nesta páscoa e em todos os outros dias do ano deixe os chocolates bem longe dos seus lindinhos. Resista firmemente aos olhares pidonchos e lembre-se que este esforço é para o bem deles!

Gostou? Então acompanhe nosso blog e redes sociais para ficar por dentro de nossas dicas e curiosidades sobre o mundo pet.

 

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo