Logo Arenales Blog

Clima quente propicia infestação da mosca dos chifres nos bovinos

15-02-2011 |

Com o período de chuvas do mês de janeiro, associado ao clima quente do verão, a proliferação das moscas dos chifres é quase que inevitável nesta época do ano. Inimiga de qualquer pecuarista, minimizar os transtornos causados por este parasito não é tarefa fácil. Por este fator, muitos produtores optam pela utilização da homeopatia veterinária como método preventivo da eclosão dos indesejáveis habitantes.

Diante do sol que varia entre 27 a 35 graus, o pecuarista Osmar Isoldi da Cunha do extremo oeste do estado de São Paulo, diz que a terapêutica foi a solução para evitar a infestação das moscas nos animais. “Já tentei tratar com inseticidas e outros medicamentos tidos como convencionais, mas sempre sem sucesso. Depois que parti para a homeopatia, esta época do ano ficou mais tranquila”, destaca.

Ele fala que os bovinos ficam mais ‘limpos’ com o tratamento. “É difícil ver moscas sentadas no rebanho, e isso indica que o remédio homeopático tem surtido efeito”, recomenda

Outra vantagem dos Fatores Homeopáticos apontadas pelo Osmar, são as questões de manejo, que através da utilização dos medicamentos, é reduzido o estresse de ter que banhar o gado com inseticidas ou realizar pulverizações. “Depois que comecei a utilizar esse método, os peões ficaram menos expostos aos produtos químicos que causam intoxicações, dessa forma não contamina o animal e consequentemente o solo”, conta

O pecuarista possuí cerca de 1300 cabeças de gado entre animais de grande e pequeno porte, ele relembra que antes os bichos viviam estressados e a principal perca era na reprodução, já que com o estresse causado pelas moscas, os machos não montavam nas fêmeas. “Depois que comecei a dar homeopatia, elas praticamente sumiram e a monta sempre é bem tranquila”, contenta.

Osmar é adepto dos Fatores Homeopáticos há mais de cinco anos, e diz que recomenda para quem nunca utilizou. “Se todos usassem, as infestações diminuiriam em todas as propriedades da redondeza, pois se apenas um pecuarista usar, elas migram para outras fazendas”, alerta.

O médico veterinário homeopata, Fernando Vinicius Pires de Moraes, explica que a homeopatia é um mecanismo de intervenção natural no controle de diferentes parasitos e pragas oportunistas, de modo que ela age no equilíbrio biológico do ser tratado. “Os remédios aumentam a imunidade do boi sem agressão ao organismo, diferentemente dos medicamentos alopáticos [convencionais]”, diz.

De acordo com o veterinário, a homeopatia pode ser utilizada de forma continua que o organismo do bicho não se acostuma com o medicamento. Por isso, ela é tida como tendência da medicina veterinária do futuro, onde a procura por alimentos naturais só tem aumentado. “Os produtos de origem orgânica sofrem uma demanda crescente, e a homeopatia tem a vantagem de respeitar estes princípios”, afirma.

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo