A mini coelho fêmea da raça Lion Red, chamada Bunny, sofreu com problemas de fezes com cistos e sangue na urina. Ambos os problemas deixaram a cuidadora da pet, Nádia Angelica Baranoff, de São José dos Campos (SP), bastante preocupada.
O primeiro problema que a Bunny de oito anos de vida teve, foi em relação a fezes com presença de cistos de Eiméria, protozoário que se aloja no intestino dos coelhos. Em caso de baixa imunidade provoca diarreia severa, queda de pelos e outros sintomas, que se não tratados, podem levar o animal à óbito. Nádia conta que Inicialmente, o tratamento foi feito com antibiótico, mas diante do aparecimento da doença novamente por mais de uma vez, a médica veterinária da pet, Camila Sanchez indicou a homeopatia veterinária. “Um mês após a medicação homeopática, o exame parasitológico deu negativo. Repetido o exame depois de cinco meses do primeiro, novamente continuou negativo”, relata.
De acordo com ela, a diferença percebida entre os tratamentos, é que com o antibiótico o efeito durava pouco tempo, após alguns meses a doença voltava e agravava o quadro de baixa imunidade. “Com a homeopatia as fezes normalizaram, o protozoário ficou controlado e a imunidade aumentou. Dois meses depois de dado o Fator Homeopático, ela teve uma troca de pelos, e a nova pelagem nasceu linda, com cor brilhante, textura super macia, sem quedas de fios. Além do mais a homeopatia pode ser usada por tempo indeterminado, conforme a veterinária informou”.
Quanto ao problema da infecção urinária, a Bunny foi diagnosticada depois de feito um exame de urina que mostrou presença de bactérias e sangue no ‘xixi’. O exame USG abdominal e ginecológico mostrou um cisto no rim direito e grânulos de sangue na bexiga. “Ela foi medicada com antibiótico por 10 dias. Após um mês o sangue reapareceu e então foram usados os Fatores Pró Imune Pet e Infecções. Um mês depois que ela começou a receber a medicação foi refeito o exame que mostrou presença discreta de bactérias e o sangue na urina foi diminuindo de quantidade e de frequência até desaparecer por completo depois de dois meses dela tomando os remédios homeopáticos. Vale ressaltar que ela ainda está em tratamento, mas acredito que assim como o problema das fezes, o da urina será resolvido”.
Nádia finaliza dizendo que acredita na homeopatia, principalmente para a manutenção da saúde, já que muitos medicamentos não podem ser usados continuamente devido aos fortes efeitos colaterais. “Além disso, eu mesma já fiz tratamentos homeopáticos em lugar dos alopáticos que deram ótimos resultados, pois meu metabolismo responde muito bem à homeopatia e também aos florais. Uso sempre que necessário. E quem me pergunta eu indico a homeopatia nas situações adequadas”.