As estações mais frias do ano chegaram, mas isso não é motivo para se descuidar do combate à Dengue. E com o objetivo de orientar os colaboradores da sede matriz da Arenales Homeopatianimal, em Presidente Prudente-SP, foi realizada uma palestra ministrada pela Educadora de Saúde da Vigilância Epidemiológica da cidade, Elaine Bertacco.
Na ocasião Elaine falou sobre os novos tipos de mosquito que estão circulando pelo país, como Chikungunya e Zika, e como é a transmissão deles, além dos quatro tipos de Dengue já identificados. “A única forma de combater a Dengue e os outros mosquitos é não deixando acumular água, mas tem lugares que a gente menos imagina, e eles se desenvolvem, por isso é importante também sempre estarmos atentos, pois os mosquitos estão cada vez mais resistentes”, enfatizou ela.
De acordo com a Educadora de Saúde, no Oeste Paulista existem muitas cidades em situação de epidemia, e mesmo no frio não se pode amolecer no combate aos criadouros.
Na sede matriz da Arenales Homeopatianimal, os colaboradores fazem uma verificação diária em possíveis criadouros. Ao menos duas vezes por semana, eles olham também calhas e locais de difícil acesso, mas que podem servir de abrigo para os mosquitos. Tudo para que a Dengue, Chikungunya e Zika não se proliferem.
A palestra foi oferecida através do Programa educação Continuada Arenales.