Uma realidade bem difícil vivida por tutores de pets é quando os animais não conseguem lidar bem com mudanças. Apesar dos bichanos não expressarem tanto essa dificuldade, eles também sofrem… E aí, cabe ao tutor encontrar uma solução para acalmar um gato estressado.
É importante destacar que o estresse não é uma questão simplesmente emocional. Um animal muito nervoso tem uma redução na resistência. Isso o deixa mais suscetível a várias doenças, como as produzidas por vírus, fungos, parasitas e bactérias.
O que deixa o gato estressado?
O estresse em gatos é causado por vários fatores, mas alguns são mais comuns. Confira a lista:
- Chegada de um novo animal de estimação na casa;
- Mudanças gerais na rotina dele (pode ser até mesmo a troca de comedouro ou o novo local de dormir, por exemplo);
- Muito transporte de um local para o outro, em caixas;
- Viagem dos tutores;
- Ambientes muito agitados;
- Obras e construções em geral;
- Chegada de bebês à casa;
- Falta de atenção e carinho por parte dos tutores;
- Cheiros fortes.
Vale destacar que esses problemas podem acontecer de forma simultânea, deixando o gato ainda mais nervoso.
Sinais que o seu gato está estressado
De forma geral, um gato estressado apresenta comportamentos diferentes dos habituais. Começa por coisas simples, como miar mais alto o tempo todo. Porém, o que normalmente chama a atenção dos tutores é quando ele começa a ter um comportamento agressivo ou fugidio (quando sempre foge de carinhos, por exemplo).
Uma outra característica que passa despercebida em alguns casos é em relação aos pelos. Eles ficaram eriçados (arrepiados mesmo) quando o bichinho está enfrentando situações de estresse.
Também é comum a um gato nervoso a lambida ou a coceira em excesso. Isso pode levar a queda de pelos e até mesmo a feridas, por causa do atrito constante.
Além disso, podem surgir quadros de:
- Sono extremo;
- Perda de apetite;
- Comportamentos diferentes de higiene, como urinar fora da caixa de areia;
- Marcar território de forma descontrolada, arranhando ou se esfregando em tudo.
Como tratar o estresse em gatos de forma natural?
Além de alguns ajustes em casa, é possível ajudar seu gatinho estressado de forma natural por meio da homeopatia. Na loja virtual da Arenales, há um produto específico para pets nesta situação.
O Fator Estresse Pet® pode ajudar nos momentos de desmama, vacinações, vermifugações, transporte, confinamento em áreas reduzidas como quintais pequenos ou apartamentos e também exposições e eventos com grande número de pessoas.
É só colocar a quantidade indicada pelo rótulo no bebedouro dos animais e logo você começará a ver a diferença. Ele permitirá uma melhor socialização dos bichos, deixando os animais mais tranquilos.
A homeopatia veterinária é um meio de ajudar seu filho de quatro patas por meio de um medicamento natural. Esse produto também pode ser usado em conjunto com outras medicações, de acordo com a indicação do seu médico veterinário.
Aproveite e conheça mais produtos homeopáticos da Arenales na nossa loja virtual! Se ficar com alguma dúvida, pode nos chamar pelo WhatsApp.