Cerca de 20 toneladas por ano, esta é a quantidade de materiais reciclados arrecadados no Eco Ponto do anexo da sede matriz da Arenales Homeopatianimal, em Presidente Prudente (SP). A empresa destina os componentes à Cooperativa de reciclagem da cidade, que depende de parcerias para promover a coleta seletiva no maior município do Oeste Paulista.
A diretora geral e fundadora da empresa, Maria do Carmo Arenales, realizou uma visita nas instalações da Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente). Na ocasião, Maria do Carmo conversou com a presidente da Cooperativa, Maria Aparecida Assis Silva, sobre ações para o fomento de arrecadação nos bairros adjacentes da sede matriz da Arenales Homeopatianimal.
“Sempre promovemos campanhas de incentivo à destinação correta de materiais. Realizamos capacitações em escolas e outras instituições. Desta forma sempre conseguimos um bom resultado, porque normalmente as crianças e jovens participam de gincanas que promovemos para conseguir aumentar o volume de materiais arrecadados”, conta Maria do Carmo.
De acordo com a presidente da Cooperlix, Maria Aparecida Assis Silva, essas ajudas são extremamente importantes para que eles possam coletar mais materiais e aumentar a reciclagem na cidade, além de mais ganhos a todos os cooperados. “O detalhe que mais nos deixa feliz, é que os materiais enviados do Eco Ponto da Arenales são limpos, o que agrega mais valor aquilo que é reciclado”, afirma.
A dificuldade, segundo a presidente, é que quando eles fazem a coleta nos bairros de Presidente Prudente, ainda recebem muitas coisas que não são para reciclagem. “Muitas vezes as pessoas colocam papel higiênico usado, fitas adesivas, fraldas, enfim”, relata.