O Brasil e o mundo se encontra em um cenário de epidemia ocasionado pelo CoVid-19, o novo coronavírus. Este provoca infecções respiratórias que podem ser brandas a moderadas, e os sintomas são bem parecidos como a de um resfriado comum.
Porém, esse vírus pode causar até mesmo pneumonia. Sendo os mais afetados os idosos, aqueles que possui doenças cardiopulmonares ou que tenham o sistema imunológico comprometido.
A blogueira fitness Gabriela Pugliesi e o cantor Di Ferrero, deram positivo para Coronavírus, e postou fotos em redes sociais acompanhados de seus cachorros. A dúvida que surge é: os animais podem ser transmissores do coronavírus ou só passa de humano para humano? Eles podem pegar a doença?
Pensando nisso a Arenales preparou esse artigo para tirar suas dúvidas sobre a doença e, claro, para falar sobre a saúde dos nossos animais se eles também têm riscos de pegar a doença.
A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) se posicionou afirmando que “A propagação atual do Covid-19 é o resultado exclusivo da transmissão entre seres humanos. Até o momento, não há nenhuma evidência de que os animais possam espalhar a doença”.
Ademais, alguém doente ou em caso de suspeita de Covid-19, é recomendado que evite o contato próximo com humanos, e se possível, é de recomendação o uso da máscara facial.
O que é o coronavírus canino?
O Coronavírus canino (CCoV) causa infecção gastrointestinal nos cães, podendo manifestar em filhotes com letargia, anorexia, vômitos e diarreia. A coronavirose entérica canina apresenta elevadas mortalidade e morbidade em filhotes.
É muito contagiosa, ou seja, em canis e abrigos de animais onde tem uma alta concentração de animais a doença pode ser facilmente replicada.
A prevenção é feita através de esquema de vacinação, daí a importância de levar seu pet regularmente ao Médico Veterinário.
Sintomas do Coronavírus Canino
- Febre
- Dor abdominal
- Vômitos e diarreias
- Perda de apetite
- Tremores
- Sangue e muco nas fezes
- Desidratação
Existe tratamento para o Coronavírus Canino?
A forma de tratar os animais com coronavírus é cuidar dos sintomas, como não existe um tratamento específico contra o vírus, o melhor jeito de cuidar é a prevenção.
Sistema imunitário dos Pets
Os animais infectados pelo CCoV-I manifesta sinais clínicos de leves a moderados. Para prevenir os pets e cuidá-los para que eles continuem bem e saudáveis a Arenales, apresenta o medicamento homeopático para fortalecer o sistema imunológico do pet e até mesmo para os sintomas gastrointestinais.
Fatores Homeopáticos podem auxiliar no tratamento de cães e gatos!
FATOR PRÓ IMUNE PET® – Resulta em melhor aproveitamento dos alimentos, além de agir como medicamento complementar aos tratamento de afecções cutâneas e parasitológicas.
FATOR GASTROPET® – Medicamento complementar para náuseas e vômitos abundantes.
Conclusão
Qualquer dúvida que surgir referente ao coronavírus em pets, peça orientação ao (a) Médico (a) Veterinário (a) de confiança. Esperamos que esse artigo tenha sido útil.
A Arenales, referência em Homeopatianimal, está aqui para tirar suas dúvidas sobre o tratamento homeopático, fique à vontade para deixar seu comentário! Até a próxima.