O criador de Curiós, Luiz Carlos Lessen Escalante, de São Paulo, capital, trabalha com a reprodução da espécie desde xx. E em todos esses anos, ele tem pássaros premiados e reconhecidos em grandes torneios do país, como o Guga Filho, que tem os títulos de Bi-Campeão Brasileiro nos anos de 2015 e 2016, Campeão no Torneio Bico de Ouro, e tem também Troféu Ana Dias. O vídeo abaixo mostra o poder do canto do pássaro.
Apesar de trabalhar com pássaros de boa ninhada, o criador estava tendo dificuldades com a mortalidade de filhotes durante as reproduções. Para controlar e tratar doenças e infecções, ele estava usando medicamentos químicos, mas notava que as aves ficavam frágeis e de uma reprodução de 50 Curiós, morriam em média 10 filhotes. “Era um índice muito alto e estava descontente com essas perdas”, afirmou Luiz.
No começo deste ano, o tratador das aves, José Milton Oliveira Mendes diz que ele e Luiz resolveram começar a usar a homeopatia veterinária como forma de prevenção de doenças e infecções. “Da maneira como estava, não dava pra ficar. Em janeiro começamos a diluir na dose recomendada pela médica veterinária os medicamentos homeopáticos e notamos uma diferença”.
As principais diferenças notadas, conforme José, foram em relação as plumas dos filhotes e também na vigorosidade. “Foi nítida a diferença até mesmo na precocidade de crescimento. Eles se desenvolveram mais rápido, quando comparado ao uso dos medicamentos químicos”.
Outra vantagem de usar a homeopatia veterinária nas aves ornamentais, foi em relação as perdas, segundo José. “Na última reprodução, tivemos 40 crias, e nenhuma morreu. Sendo que antes sempre tínhamos perdas. E pra gente isso já é um baita sucesso”.
Conforme o criador, Luiz Escalante, a homeopatia veterinária foi excelente na diminuição de mortalidade, e não tiveram casos de doenças e infecções. “Com esses resultados, pretendemos continuar fazendo o tratamento, e principalmente evitar medicações químicas para que possamos ter aves mais saudáveis”, finaliza.
Ações da homeopatia veterinária:
A médica veterinária homeopata, Suellenn Bittencourt, da Arenales Homeopatianimal, foi quem atendeu o criador e ajudou a resolver o problema de perdas de aves. “Foi feito um trabalho para evitar doenças infecto-contagiosas causadas por bactérias, vírus e fungos, atingindo infecções do trato respiratório e digestivo. Também foram controladas patologias como salmonelose, mycoplasmose, colibacilose, além de suas conseqüências como pinta preta, diarreias, asma, pneumonia, infecções oculares, artrites, doenças crônicas respiratórias, doença do peito seco, candidíase, perda de apetite, febre, penas arrepiadas, emagrecimento e crescimento retardado”.
Conforme a médica veterinária homeopata foram dados à criação os medicamentos Diproto Zoo, Infecções e Pró.