HOMEOPATIA ANIMAL
HOMEOPATIA VETERINÁRIA

Curiosidade Felina: Gato siamês

No artigo de hoje sobre curiosidade felina, vamos nos aprofundar na raça do Gato siamês. Sim, os famosos gatos siameses de A Dama e o Vagabundo.  Embora eles fossem bem traiçoeiros na animação, sempre aprontando e vistos como os vilões da história, vamos te mostrar que não é bem assim. Afinal, quem tem um gato siamês, sabe o quão amorosos eles conseguem ser.

Sobre o Gato Siamês

O gato siamês surgiu no Império Sião, na qual conhecemos hoje como a Tailândia, sendo a primeira raça do Oriente. 

Depois de ir para Inglaterra, ser exibida em alguns eventos, a raça começou a se expor mais, porém foi se popularizar somente após a 2° Guerra Mundial se tornando uma das raças de gato mais famosas do mundo juntamente com o Persa

No Brasil não se vê muito gato siamês, principalmente por ser uma raça atualmente rara. Além disso, determinados gatos com as cores semelhantes ao siamês podem ser facilmente confundidos, ou seja, nem todos os gatos que você acha que é siamês, realmente é.

Como saber se meu siamês é verdadeiro?

Não dá para provar a veracidade da raça siamês baseando somente na cor dos olhos ou de sua pelagem. Eles possuem um comportamento e temperamento bem específicos da raça.

Os felinos embora apresentam uma pelagem bastante representativa do universo siamês, eles adquirem as características de cor somente a partir dos 5 meses de idade, ou seja, eles nascem totalmente brancos. 

Características do Siamês

Uma das características mais marcantes da raça siamesa são seus olhos cor azul-safira, que fazem praticamente parte da identidade deles. Sua pelagem é branca com manchas pretas na região da cauda, patas, orelhas e rosto, sendo as extremidades mais marcantes, mas também podem ter sua pelagem em outras cores como preto, creme, bege e chocolate.

O corpo do gato siamês é alongado e brilhante, emanando certa classe. Sua altura varia de 15 a 20 cm e seu peso de 2 a 6 kg.

O siamês se comunica por meio de sons

Uma das características mais marcantes do gato siamês está em seu som, ele gosta muito de “falar”, ou seja, o gato siamês é bem vocal. Logo, ele mia o tempo todo, independente do seu humor, estando triste ou muito feliz, ele mia. Isto é, se você quer ter um companheiro para ficar conversando, os gatos siameses são ótimos falantes. 

Por isso, os tutores adoram o siamês por ser ótimo de interação, além deles serem excelentes amigos e de fácil convívio com crianças e demais animais de estimação, eles são bem companheiros e de um temperamento bastante agradável refletidos em seu carisma.

Entretanto, os siameses odeiam ser perturbados, ou seja, ter seu sono interrompido é motivo de deixá-lo irritado e causar a ira desses bichinhos, então é necessário ter cuidado e respeitar seu momento.

Saúde do gato siamês

Há os momentos de brincadeira, carinho e amor com seu gato siamês, mas além dos momentos mais legais, é necessário o cuidado com seu pet. Voltar a atenção à saúde do seu gato diariamente para oferecer uma vida mais saudável é fundamental. Dessa forma, o acompanhamento com o médico veterinário é essencial.

Além disso, o gato siamês apresenta predisposição genética para algumas doenças. Você sabe quais são?

Doenças que siamês estão sujeitos a ter

  • Doenças do fígado
  • Doenças brônquicas
  • Doenças congênitas do coração

A Arenales, referência em Homeopatia Veterinária, aconselha o tratamento com o medicamento homeopático. Isso claro que com o acompanhamento e sob indicação de um veterinário.

Você conhece o método da homeopatia animal? Veja aqui.

remedio homeopatico para gato

FATOR HEPAPET ® – medicamento homeopático  para hepatomegalia, cirrose, congestão hepática, atrofia hepática, esteatose, cálculo de vesícula biliar, icterícia e intoxicações em  gatos.

FATOR PULMO-COR® –  para tratamento de insuficiência cardíaca, tosse, edema pulmonar consequências em cães e gatos.

Além dos fatores genéticos, é preciso cuidado aos riscos que o gato siamês está sujeito durante os saltos e brincadeiras. Também é importante aparar regularmente as unhas do pet e fazer a escovação de seus pelos para deixá-lo hidratado e brilhante.

Conclusão

Os gatos siameses são lindos, charmosos e merecem cuidado como qualquer outro Pet. A Arenales Homeopatianimal, se preocupa com a saúde do seu bichinho e trará mais conteúdos sobre a curiosidade felina, acompanhe aqui.

Mas e você, já conhecia o gato siamês? conhece alguém que tem? Conte aí pra gente histórias com seu animalzinho e qualquer dúvida, não hesite em nos mandar.

Esperamos que tenham gostado, até breve!

Cadastre-se e receba dicas de cuidados com o seu PET

05.05.2020

Postado em Gatos

Dê dua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.