Alguns dizem que não gostam, outros falam que incomodam, mas os Equipamentos de Proteção Individual são fundamentais para proteger o colaborador de acidentes e também lesões. E com o objetivo de chamar a atenção quanto a isso, as pessoas que fazem parte dos departamentos de produção, estoque e laboratório, participaram do curso sobre os E.P.I’s na sede matriz da Arenales Homeopatianimal em Presidente Prudente-SP.
O curso fez parte do Programa Educação Continuada da Arenales, como forma de ampliar os conhecimentos dos colaboradores da empresa. De acordo com o palestrante e especialista no assunto, Nilson Flausino, o pessoal pôde ter exemplos durante a aprendizagem de como os equipamentos são capazes de proteger o colaborador quando estão sendo usados. “Também procurei exemplificar com casos reais de acidentes que aconteceram em outras empresas de pessoas que não estavam com os equipamentos de proteção e acabaram se machucando gravemente”, afirmou ele.
Segundo Nilson, depois que é criado o hábito de uso dos E.P.I’s, os colaboradores não se incomodam em estar com protetores auriculares, óculos de segurança, máscaras de proteção, calçados apropriados, entre outros. “Na Arenales notei que já existe uma cultura de uso dos equipamentos, desta forma fiz um trabalho no sentido de apenas reforçar as dicas de proteção e prevenção de acidentes.
Na Arenales Hoemopatianimal, todos os supervisores são treinados para que instruam os colaboradores sobre a importância de estar com os E.P.I`s. O último acidente de trabalho registrado na empresa foi em 2002, quando uma pessoa ao subir numa escada acabou caindo. Na época ele foi socorrido, mas sem gravidade. Após 13 anos, nenhum outro acidente aconteceu.