As pessoas que acompanham a história da Arenales Homeopatianimal sabem do comprometimento que a indústria tem em relação as ações de conservação dos biomas do planeta. E nesta data de 22 de abril, que é comemorado o Dia do Planeta Terra, a empresa celebra todas as inciativas em prol de um mundo cada vez mais sustentável.
As ações vão desde a redução do consumo de energia e água, até o reaproveitamento e reciclagem de materiais. Conheça todas elas abaixo:
Promover o desenvolvimento da indústria com novos estudos e pesquisas: Todos os anos a empresa faz convênios e parcerias junto a institutos e universidades para testar a eficácia e qualidade dos Fatores Homeopáticos de uso em animais de produção e estimação.
Compromisso com a segurança alimentar: A Arenales produz medicamentos que tratam enfermidades e infestações de parasitos sem que os animais fiquem com resíduos na carne, leite, ovos e outros derivados. Desta forma, ajuda a promover uma alimentação saudável com resíduos controlados, sem risco de intoxicações aos animais e seres humanos. Cumpre as conformidades globais exigidas pela OIE, (Organização Mundial da Saúde Animal).
Criação de postos de trabalho às mulheres: Mais da metade do quadro de colaboradores da empresa é composto por mulheres. Em diferentes setores, elas também ocupam cargos de chefia. O critério de análise é a competência sem fazer diferenciação de sexo. Não existe diferença salarial entre gêneros na Arenales.
Preservação de água potável: Em todos os processos de fabricação, a Arenales preza pela economia de água, e possui projetos específicos para reutilização de água das chuvas. Entre as ações realizadas estão a captação da água pluvial que depois é usada para lavagem da área externa, além de regar a área verde da empresa. Na indústria também são reaproveitadas a água dos destiladores; sendo destinada para as descargas dos banheiros. Desta forma, o recurso natural, hoje tão escasso, é preservado.
Compromisso com o que vive debaixo da água: A Arenales mantém tratamentos em peixes com Fatores Homeopáticos em rios e mares. Com uso da homeopatia veterinária é possível promover o tratamento nas espécies aquáticas, sem gerar resíduos. Com essa medida, não é contaminada a água e os peixes também não liberam organismos que possam prejudicar e/ou alterar o pH (Potencial Hidrogeônico) do ambiente. Preserva o bioma aquático e o mangue. A água que é aproveitada para o consumo humano e irrigação estará completamente livre de resíduos , inclusive os produtos aquícolas.
Cursos e projetos de inclusão social: Por meio da Ação Social ‘Fábrica de Energia’, a Arenales realiza cursos e palestras com diferentes temas abertos a comunidade e também encontros que propiciam a inclusão social. A empresa incentiva os projetos esportivos e culturais da comunidade, de modo que as crianças possam ter mais oportunidades de crescimento. A sede da Ação Social, no anexo da matriz da indústria em Presidente Prudente (SP), é o lugar onde os programas são desenvolvidos.
Contribuição para diminuir os gases que provocam o efeito estufa: Muita gente desconhece, mas os gases gerados pelo rebanho verde tratado com homeopatia veterinária são menos poluentes, e contribui para a diminuição da produção de metano solto pelos animais na atmosfera. Existem estudos nesse sentido que mostram que os animais tratados com medicamentos convencionais (alopáticos), automaticamente produzem gases mais agressivos ao meio ambiente. A expectativa para 2016 é ampliar o rebanho tratado com Fatores Homeopáticos, para consequentemente reduzir o volume de gases. O ciclo de vida (ou seja, a história dos Fatores Arenales, desde a produção de sua matéria prima, sua fabricação, uso no campo, custo benefício) gera menos impacto ambiental que os medicamentos veterinários convencionais.
Avanço econômico sustentável: A Arenales, enquanto indústria, tem o objetivo de produzir cada vez mais. Porém, o aumento de produtividade sempre é muito bem analisado e consequentemente são vistos os impactos que essa evolução pode causar. Todos os insumos usados, a maneira de fabricação, entre outras medidas são muito bem estudadas para que a empresa possa crescer, mas de maneira sustentável. Uma regra básica instituída na Arenales é evitar o desperdício. O pensamento é continuar produzindo e gerando desenvolvimento sustentável pelos próximos 500 anos.
Projetos de arborização: Como forma do seu compromisso com o meio ambiente, foram desenvolvidas parcerias com instituições de preservação ambiental, além de realizar o projeto de arborização em diferentes locais de Presidente Prudente (SP). Ao todo, já foram plantadas através do Projeto Arborizar, mais de 200 mudas de árvores.
Bioma: A utilização sistemática dos Fatores Arenales no campo para o controle de endo e ectoparasitos como carrapatos, moscas do chifre, moscas domésticas, moscas do estábulo ou do canavial, bernes, vermes e piolhos faz com que rapidamente o bioma natural de qualquer região retorne. Sempre se inicia pelos predadores naturais, depois a fauna vai se recompondo e gradativamente a flora.
Reciclagem das Embalagens: A legislação brasileira exige que as embalagens de produtos veterinários tenham um destino de acordo com o grau de toxicidade do produto que contenha. Se contiver, por exemplo, carrapaticidas ou antibióticos exige-se muita severidade no processo de reciclagem para não contaminar o ambiente. Os Fatores Arenales, que são livres de resíduos, já possuem o Selo Verde da Cooperlix (Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente) e são reciclados sem necessidade de tratamentos especiais.