Logo Arenales Blog

Eficiência Feminina

07-04-2010 |

AS MULHERES CONQUISTAM CADA VEZ MAIS ESPAÇO E RESPEITO NO AMBIENTE EMPRESARIAL, SEM PERDER A IDENTIDADE. VEJA QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS FEMININAS QUE ABREM CAMINHO PARA O SUCESSO NA REALIZAÇÃO DO SONHO DE MANTER O PRÓPRIO NEGÓCIO.

Hoje em dia, o ingresso das mulheres no empreendedorismo é muito observado pelo mercado e estimulado por entidades do setor. Entre elas está o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae). Por intermédio do “Prêmio Sebrae Mulher de Negócios”, a agência estimula a criação de novos negócios em todo País, reconhece os melhores projetos e gera referências para quem sonha seguir trajetória semelhante.

Na opinião de Renato Fonseca, consultor do Sebrae-SP, um dos principais fatores responsáveis pelo aumento do público feminino no comando das empresas é a necessidade de gerar renda. “O objetivo é complementar o orçamento doméstico”, declara Fonseca. Mesmo predominado tal realidade, algumas companhias também são abertas com base nas oportunidades. “Existe visão de mercado, algo a preencher”, completa.

Segundo a pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2008, as mulheres no comando das empresas representavam 44% do total em atividade. Os homens atuavam em 56%. Em 2007, elas chegaram a liderar o ranking com 52%, contra 48%. A oscilação mostra que já existe igualdade entre os gêneros ao se falar na quantidade média de empresários no Brasil. “O aumento do número de mulheres concluindo a faculdade surge como mais um fator que influencia nessa proporção”, diz o consultor.

A área de atuação no mercado é escolhida a partir de um conjunto de fatores: gosto pessoal, aptidão, condições culturais e, geralmente, está ligada a atividades com facilidade de inserção no mercado, ou seja, com poucas barreiras de entrada. As habilidades mais comuns entre as empresárias são a facilidade no relacionamento interpessoal, a organização e a flexibilidade no intuito de mudar segundo as necessidades.

QUEBRANDO BARREIRAS

Maria do Carmo Arenales havia concluído a faculdade de Biologia numa universidade publica quando decidiu estudar homeopatia, porque não se conformava com os altos preços dos remédios tradicionais. A ineficiência deles em certos casos também a deixava perturbada. Sua meta ao procurar alternativas terapêuticas consistia em propiciar as melhores condições de tratamento aos pacientes. Seu público-alvo não eram as pessoas, mas os animais, pois alimentava o sonho de cursar veterinária tão logo reunisse condições financeiras.

Após anos de trabalho, ela conseguiu abrir o primeiro laboratório do Brasil a fabricar medicamentos homeopáticos destinados aos animais. “Em 2000 não existia legislação específica e o Ministério da Agricultura elaborou todas as normas”, informa Maria do Carmo. Sua intuição e persistência a levaram, não apenas, à criação de uma empresa, mas a fomentar o surgimento de um novo segmento, com enorme potencial.

Atualmente, o Laboratório Arenales Fauna & Flora, localizado na cidade de Presidente Prudente, fornece medicamentos para bovinos, suínos, equinos, aves, peixes, cães e gatos. Além do sucesso empresarial, essa história lhe rendeu, 2008, a conquista do “Prêmio Sebrae Mulher de Negócios”. “Obtive reconhecimento e várias portas se abriram por conta disso”, conta a empresária. E ela segue inovando. Em meados de 2009 iniciou o desenvolvimento de produtos homeopáticos destinados aos vegetais, visando à substituição dos agrotóxicos nas plantações.

Sua responsabilidade não é pequena. Um equívoco pode gerar graves consequências, já que Maria do Carmo lida com a vida de animais. “Se cometer erros, prestarei contas ao Conselho Nacional de Medicina Veterinária; sou a responsável técnica do laboratório”, explica a empresaria. Somado a isso, no inicio, a especialista enfrentou também muito preconceito por atuar numa área repleta de profissionais do sexo masculino. Entretanto, no decorrer dos anos, conquistou o respeito do mercado e, consequen

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo