Envenenamento em gatos que causa a morte, infelizmente, não é incomum. O gato é um animal muito curioso, e isso muitas vezes pode fazer com que ele mexa em determinados lixos onde contém materiais de risco, e ainda, faça com que ele invada residências e cause a ira de alguém.
Muitas vezes não podemos fazer muito para ajudar, mas de qualquer forma, reconhecer a situação que o gato se encontra já ajuda para levar ao veterinário o quanto antes e evitar que ele morra.
Assim, nesse artigo vamos apresentar quais são os sintomas que os gatos envenenados apresentam e formas de salvá-los e tratá-los caso essa situação aconteça.
Sintomas apresentados pelo veneno
- Vômitos e diarreias (com sangue)
- Salivação excessiva
- Tosse e espirros
- Irritação gástrica
- Irritação da zona da pele que entrou em contato com o tóxico
- Dificuldade em respirar
- Convulsões, tremores e espasmos musculares involuntários
- Depressão
- Pupilas dilatadas
- Debilidade
- Dificuldade de coordenação nas extremidades por problemas neurológicos (ataxia)
- Perda de consciência
- Micção frequente (urinar muitas vezes)
Primeiros socorros
Ao reconhecer os sintomas presentes em um gato envenenado, o ideal é levá-lo a uma clínica veterinária imediatamente. Caso a opção seja atendimento domiciliar, peça para alguém ligar para o veterinário enquanto você tenta estabilizar o gato. Siga alguns passos:
- Deixe-o em um ambiente arejado e iluminado
- Tentar retirar a fonte do veneno se possível
- Não induza o vômito com o intuito de “remover” o veneno e achar que ele irá ficar bem, dependendo da fonte do veneno ele pode ficar mais fraco, ou ainda, ter seu esôfago agredido pelas substâncias.
- Tente dar o máximo de informações possíveis ao veterinário
- Caso o veterinário autorize (enquanto ele não chegue) dê água ao gato
- Caso o veneno tenha sido através da contaminação diretamente no pelo, procure tentar remover o máximo que conseguir, ou até mesmo cortar parte do pelo contaminado.
Tratamento de diferentes fontes de envenenamento
O tratamento deve ser feito por um médico veterinário, afinal, ele saberá qual o tratamento mais indicado para seu animal. Por isso, é extremamente importante que você analise bem e o informe tudo que possa ajudar para o tratamento do seu gato, principalmente a fonte do veneno.
Com isso, depois de tratado, é importante fazer um acompanhado para verificar se o veneno saiu do corpo e se ele está bem. Ademais, é necessário que você o mantenha sempre distante da fonte que lhe causou tudo isso.
Lembre-se que violência animal é crime, em caso de desconfiança, denuncie!
Acompanhe as redes sociais da Arenales e fique por dentro de dicas e assuntos voltados ao universo animal! Até a próxima.